• Carregando...

Ninguém duvidou de que teria vida curta a liminar concedida pelo juiz federal substituto do Distrito Federal, Renato Borelli, suspendendo a majoração da carga tributária dos combustíveis, decretada na semana passada. A decisão foi revogada na última quarta-feira, dia 26, em despacho monocrático do presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1.ª Região, desembargador federal Hilton Queiroz.

A demanda judicial foi instaurada em ação popular de iniciativa de um advogado, que mencionou na petição inicial o flagrante desrespeito ao prazo de 90 dias para entrada em vigor da medida, baixada por decreto. O juiz acatou o pedido acrescentando ainda que houve ofensa também ao princípio da legalidade, por entender que a iniciativa deveria ser veiculada por lei, em sentido formal.

Na decisão que derrubou a liminar, o presidente do tribunal, entre outros fundamentos, argumentou o risco de dano ao erário público federal, que ostenta um déficit bilionário em suas contas. Justificou também que uma vez mantida a decisão de primeiro grau poderia ocorrer verdadeiro descontrole do país ou o mesmo o seu desgoverno.

Precedentes

O assunto traz à baile antigas decisões judiciais do gênero, adotadas por corajosos juízes de primeira instância em prol da cidadania, principalmente em defesa da capacidade contributiva dos súditos. Todas com o mesmo destino triste da revogação. Relembre-se, a propósito dessa decisão relâmpago do presidente do TRF do Distrito Federal, que anualmente, no período de entrega das declarações do Imposto de Renda (IR), tem-se sempre notícia de uma ou mais decisões reconhecendo o direito de os contribuintes deduzirem da renda bruta os gastos com a educação dos filhos sem os limites abusivos impostos pelo Fisco. Como se sabe, o teto máximo anual para dedução de tais despesas é inferior a dois mil reais por dependente. Um escárnio!

Uma pena que a justiça fiscal praticada na primeira instância do Judiciário tenha vida tão curta.

NO VÃO DA JAULA

**** O aviso é da receita Federal: Mais de 48 mil contribuintes já optaram pelo Programa Especial de Regularização Tributária (PERT) no âmbito da Receita Federal. Até 31 de agosto, de 2017, pessoas físicas ou jurídicas terão a última oportunidade para regularizar suas dívidas para com a Fazenda Nacional, vencidas até 30 de abril de 2017, nas condições especiais previstas no PERT,

****Além de visar à redução dos processos em litígios tributários, o PERT objetiva proporcionar às empresas e aos cidadãos excelentes vantagens para a negociação de suas dívidas.

****Ficamos por aqui, porque hoje é sábado e tem tempero especial no cardápio do Quitanda Osório. O almoço será servido sob acordes do Saul do Trompete e Fabio Hess, com o mestre Tampinha na batera.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]