• Carregando...

O ano que está para começar, você sabe, não vai ser fácil. Ele chega com uma recessão bruta – sim, infelizmente ela ainda não acabou; mesmo os mais otimistas ainda esperam que ela se estenda pelo primeiro trimestre de 2017. Ele nos trará novos episódios de uma crise política que os brasileiros não merecem.

Sabemos, então, que o ano trará desafios, incômodos e rusgas, asperezas de muitas diferentes estirpes. Mas, para dizer a verdade, ninguém nunca está livre de problemas. Então talvez a pergunta chave para este momento seja esta do título: como você quer passar 2017?

Endividado? Preocupado? Investindo? Consumindo?

Se me permite, gostaria de dar algumas sugestões para ter um ano mais tranquilo. Os juros vão continuar altos, a bolsa vai continuar estressante, o risco político ainda ficará no ar. Mas você terá ferramentas para controlar o impacto delas no seu rico dinheirinho. Vamos lá?

1) Mantenha um controle de gastos – Esse é um passo básico, que ajudará você a saber exatamente o quanto ganha e o quanto gasta. Coloque nela (pode ser em um caderno ou em uma planilha eletrônica) cada gasto que faz e cada entrada que recebe, tudo alinhado pela data. De preferência, não coloque uma linha para o cartão de crédito, mas um item para cada compra que você faz com o cartão. Assim você terá uma ideia de para onde seu dinheiro está indo. Muita gente descobre assim que está gastando demais em alguma coisa e enxerga onde pode fazer cortes.

2) Já pensou em um orçamento? – Ele não é nada mais que um passo além do controle financeiro. A diferença é que a planilha olha para atrás, para os gastos que você já fez. O orçamento é uma previsão daqueles que você terá. Monte planilhas (ou folhas de caderno) separadas para os próximos meses, marcando despesas futuras. Lembre-se que muitas despesas são fixas, como energia, água, internet, telefone, tevê a cabo, condomínio etc. Elas podem até variar de mês a mês, mas você pode ter uma ideia de quanto elas serão. Pense também em outras despesas, como pagamento de impostos. E coloque nele seus objetivos – quanto vai gastar na viagem de férias ou na troca do carro, por exemplo. Vai ficar mais fácil alcançá-los.

3) não tome decisões apressadas – Seja para fazer uma compra, seja para um investimento, tente não ser impulsivo. Coloque tudo antes no papel ou na planilha e tome decisões pensadas.

São só três dicas dessa vez. Mas prometo mais no ano que vem.

Em 2017, decida ser feliz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]