• Carregando...
  • As estruturas da sociedade, conforme as conhecemos, vêm sendo mexidas em seus pilares durante os últimos anos.
  • “Se se põe de parte o direito, em que se distingue então o Estado de uma grande banda de salteadores?”
  • Jerusalém, Atenas e Roma são as referências dessa sociedade onde você aprendeu a viver, trabalhar e fazer negócios.

Você está aí, conduzindo seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande, seja você empresário ou empregado, mas um pensamento não deve sair da sua cabeça: o que será do meu negócio e de meu emprego nesse ano? Onde tudo isso vai parar? E depois de uma bufada: mas o que eu tenho a ver com isso? Tem tudo a ver, pois é da sua força de trabalho, criatividade e poder de influência que poderá vir alguma solução. Nesse longo ano de 2015, as más notícias não param de proliferar. Impressionam as quebras sucessivas de recordes históricos para o lado negativo, que passam a dar novo sentido à frase “nunca antes na história desse país”.

A última diz respeito à balança comercial brasileira, que registrou o pior resultado para o mês de fevereiro desde 1980, conforme informou a Gazeta do Povo na última terça-feira (3). Como era o Brasil em 1980? E o que o aproxima do Brasil de 2015? As respostas passam pela crise de confiança, de nós, em nós mesmos. As estruturas da sociedade, conforme a conhecemos, vem sendo mexidas em seus pilares durante os últimos anos, o que traz a instabilidade política e econômica que assistimos estarrecidos agora. E você empregado ou empresário precisa entender isso para preservar seu emprego, seu negócio e seu modo de vida.

Sociedade e negócios

Você está acostumado a atuar em um mundo de negócios e em uma sociedade de consumo regulados pelo Estado liberal de direito. Se esse Estado sofre abalos sísmicos, seu negócio e seu emprego também sofrerão. Em sábio e decisivo discurso no parlamento alemão proferido em setembro de 2011, o então papa Bento XVI traçou a relação desse Estado liberal de direito com a estrutura de nossa sociedade ocidental e os desafios já enfrentados para mantê-lo em prol de uma sociedade justa e pacífica. Mencionou à época, referindo-se ao nazismo, que seus compatriotas alemães sabiam por experiência própria, que a separação entre o poder e o direito forma um Estado que se torna instrumento da destruição do direito, e citou Santo Agostinho quando esse diz: “Se se põe de parte o direito, em que se distingue então o Estado de uma grande banda de salteadores?”. Desse modo, introduzir na pauta legislativa e judiciária o projeto de poder de um Estado que despreza do direito, trará como consequência um regime totalitário, debaixo do qual não prosperam os negócios, pois é árvore de muita sombra, sob a qual nada mais floresce.

Cuide de suas referências

Para preservar seu emprego, seu negócio e muito mais, você precisa recorrer às referências que mantêm viva a sociedade ocidental conforme a conhecemos, marcada pela economia de mercado, pela liberdade e pela busca de bem estar social. Dessas referências vêm as luzes que iluminam uma sociedade que busca justiça e paz, ainda que por caminhos tortuosos. E Bento XVI continua defendendo em seu referido discurso, que essas luzes vêm do encontro entre a fé no Deus de Israel, a razão filosófica dos gregos e o pensamento jurídico de Roma. Jerusalém, Atenas e Roma são as referências dessa sociedade onde você aprendeu a viver, trabalhar e fazer negócios. Pense nisso!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]