• Carregando...

Um estudo realizado por uma empresa de RH analisou 204 cargos profissionais e constatou que 80% deles registraram aumento salarial, comparando os rendimentos de 2012 com os de 2013, enquanto 4% dos cargos sofreram diminuição nos salários. Num panorama geral, é possível notar que há uma tendência de melhora nos salários da maior parte dos trabalhadores. Mas você sabe quais os motivos que levam a um aumento salarial?

O trabalho surgiu na antiguidade, quando as tribos nômades separaram tarefas entre homens e mulheres. Os homens ficaram responsáveis pela caça, pesca e pela proteção do grupo, enquanto todo o trabalho doméstico sobrou para as mulheres: cozinhar, limpar, cuidar das crianças. O trabalho começou a ser tratado como demérito desde então, e não se pensava que deveria haver algum tipo de recompensa por ele. O tempo passou, a sociedade se organizou, mas o trabalho continuou sem valor. A sociedade era organizada por grupos hierárquicos, que iam dos nobres, guerreiros, passando pelos sacerdotes e comerciantes e finalmente chegando aos escravos, classe que trabalhava e não recebia nada por isso.

Essa condição só mudou com a Revolução Industrial, quando as máquinas substituíram os processos de manufatura, e foi instituído o trabalho assalariado. Com isso, os patrões perceberam que, quanto melhor o pagamento, melhor era o trabalho realizado pelo funcionário, e assim o pagamento passou a ser feito de acordo com a produtividade, dando origem ao salário mínimo. Com essas mudanças, os patrões começaram a perceber também que quando a remuneração era melhor e o trabalho do subordinado era reconhecido, a produtividade aumentava, aumentando também os lucros da empresa, e essa ideia se mantém até hoje.

Com essa breve contextualização histórica, podemos falar sobre a situação atual dos salários. Eu arrisco a dizer que estamos vivendo uma Revolução Pós-Industrial, com o advento da informática e com tudo se tornando virtual. Tomo como exemplo uma loja virtual, que hoje qualquer pessoa pode ter. Através da internet, o dono da loja recebe o acesso de diversos clientes, fecha negócios sem precisar de vendedor, gerente, supervisor de vendas, entre outros cargos. Isso aumenta o rendimento do dono do empreendimento.

Como funciona o aumento de salários?

Quando se fala em salários, é importante lembrar a regra da oferta e da procura. Quando há muitos profissionais qualificados no mercado, aptos a realizar uma mesma função, o salário médio cai; já quando há muita demanda para aquele profissional e poucos aptos a ocuparem as vagas, o salário médio sobe. Ou seja, o valor do salário é definido pela situação do mercado.

Mas, quando se trata de empregos convencionais, o aumento dos salários apenas registra a tendência que cresce desde a Revolução Industrial: bom salário resulta em bom trabalho, que aumenta os lucros da empresa. Algumas empresas trabalham com métodos de aferição de desempenho, para calcular gratificações e participações com base nos resultados dados pelo funcionário. As gratificações podem ser calculadas com base em diversos aspectos, dentre eles: desempenho individual, coletivo, lucratividade da empresa, e, no caso das multinacionais, desempenho nacional e internacional do empreendimento.

Essa maneira de calcular os rendimentos incentiva o funcionário a realizar o trabalho da melhor maneira possível em todas as áreas, além de incentivar a cooperação. Se o resultado geral da empresa influencia nos ganhos individuais, o trabalho em grupo melhora, e isso acarreta num resultado melhor em todas as áreas da empresa.

Quero pedir um aumento. O que levar em consideração?

Avalie o momento financeiro da empresa. Se o momento for de investimentos em infraestrutura, em capacitação de pessoas, superação de metas, é uma boa oportunidade. É bom também pesquisar o mercado para ficar a par da média salarial do seu cargo, para evitar fazer uma proposta fora dos padrões. Seus argumentos são a parte mais importante, apresente dados que comprovem seu valor para a empresa, bem como os resultados, os projetos em que esteve envolvido ou como resolveu situações de conflito.

Como posso avaliar o desempenho dos funcionários?

Estipulando metas, fazendo análises de resultados rotineiramente, e, principalmente, analisando quais são as implicações do trabalho realizado por aquele profissional nas diversas áreas da empresa. Observe se o trabalho que ele desempenha auxilia na realização dos trabalhos dos demais, aumenta a lucratividade do negócio, e não se restringe aos resultados individuais. A política de gratificações por resultados coletivos ajuda a empresa a se manter em nível de excelência.

É importante lembrar que, mesmo que o mercado viva hoje uma tendência de expansão dos salários, a exigência também aumenta. Manter-se atualizado e qualificado, sem dúvida, é um bom diferencial para conseguir melhores salários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]