• Carregando...
Maria do Carmo: controle rígido das aplicações facilita declaração. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Maria do Carmo: controle rígido das aplicações facilita declaração.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Considerada uma das etapa mais difíceis da declaração de Imposto de Renda, o detalhamento de aplicações financeiras deve ser feito com cuidado e exige o registro inclusive de investimentos isentos, como caderneta de poupança e letras de crédito. Demandam atenção especial os negócios de renda variável, como ações na Bolsa.

A inclusão de aplicações livres do imposto precisa ser feita para não haver divergências com as informações prestadas por bancos e corretoras de valores, além de ser um instrumento útil para explicar eventuais crescimentos patrimoniais, evitando problemas com a malha fina. As informações referentes a esses investimentos devem ser preenchidas no campo “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” do programa da Receita Federal.

O contabilista Luiz Fernando Martins Alves destaca que, neste ano, o Fisco está mais rigoroso, exigindo que seja informado também o CNPJ da instituição financeira que intermediou a venda do produto financeiro. “Isso é um indício de que as informações presentes na declaração serão mais fiscalizadas pela Receita, que sempre se esforça para fazer cruzamento de informações junto às fontes pagadoras.”

Para não cometer erros, é fundamental que o contribuinte tenha em mãos o informe de rendimentos que bancos e corretoras precisam emitir. Se não tiver recebido o documento, é necessário se orientar sobre as formas de obtê-lo – no caso de bancos, é comum que o serviço seja oferecido em caixas eletrônicos.

Outra recomendação é não corrigir, no campo “Bens e Direitos”, o valor da aplicação financeira, com base na eventual valorização do período. A correção do montante deve ser feita somente no ato da venda, no campo específico para o registro do rendimento do título.

Renda variável

Outro passo importante é separar as aplicações entre ativos de renda fixa e de renda varável. Os primeiros, como títulos de Tesouro Direto e Certificados de Depósito Bancário (CDB), têm retenção de imposto na fonte e devem constar na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Os segundos têm dinâmica mais complexa. A venda de ações e de ativos financeiros, como ouro, é isenta se apresentar ganho mensal inferior a R$ 20 mil. Caso ultrapasse esse limite, a alienação é tributada em 15%. Operações conhecidas como Day-Trade, que consistem na compra e venda de papéis em um mesmo dia, são taxadas em 20%. Já os dividendos são isentos.

O imposto sobre essas negociações deve ser recolhido mensalmente, no último dia útil do mês seguinte à cessão do ativo. Por isso, o programa da Receita apresenta abas para registros mensais das operações. “Quem aplica em bolsa precisa ter controle mês a mês do resultado das aplicações. Se não recolher o imposto mensalmente, vai arcar com juros e multa”, alerta a coordenadora do projeto Amansando o Leão, da FAE, Maria do Carmo Ehlke.

O acionista pode reduzir a tributação sobre os ganhos incluindo os custos com taxas de corretagem no valor da compra. Também é possível usar perdas mensais para compensar ganhos verificados nos meses subsequentes.

75% dos contribuintes paranaenses ainda não fizeram a declaração

Cerca de 1,2 milhão de contribuintes do Paraná ainda não entregaram a declaração de Imposto de Renda deste ano, segundo a Receita Federal. O órgão recebeu, até esta terça-feira (7), pouco mais de 440 mil declarações no estado, que correspondem a 25% do esperado. O número é inferior à média nacional, que aponta aproximadamente 28% de declarações entregues.

Os escritórios de contabilidade esperam que a procura de clientes cresça e se concentre nas duas semanas que antecedem o fim do prazo, que é o dia 30 deste mês. O contabilista Luiz Fernando Martins Alves diz que boa parte dos escritórios deve seguir trabalhando no feriado de 21 de abril e indica a data como uma boa oportunidade para que os contribuintes façam a declaração. Coordenadora do projeto Amansando o Leão, da FAE, Maria do Carmo Ehlke recomenda que o contribuinte se antecipe à data limite (30 de abril) e evite problemas. “É perigoso deixar para o fim do prazo porque pode faltar algum documento e, assim, fica difícil fechar a declaração. Às vezes, é preciso entregar o arquivo em aberto, para, depois, retificá-lo.” (RC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]