• Carregando...

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) brasileira recuou 4,9% em maio e renovou o menor nível da série iniciada em outubro de 2005 ao mostrar fraqueza pelo quinto mês seguido.

Petrobras corta investimentos e prevê venda de US$ 57 bi em ativos

Com um plano de negócios mais “pé no chão”, estatal prioriza exploração de petróleo e redução do nível endividamento nos próximos 5 anos

Leia a matéria completa

O ICI caiu a 68,1 pontos em junho, contra 71,6 pontos em maio, quando teve queda de 1,6% na comparação com o mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira (30).

“Embora os indicadores que retratam a situação presente dos negócios estejam caindo mais fortemente em junho, chama atenção a piora das expectativas, levando a um elevado grau de pessimismo em relação ao horizonte de três a seis meses”, disse o superintendente adjunto para ciclos econômicos da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr, em nota.

O Índice da Situação Atual (ISA) perdeu 5,6% e chegou a 70,4 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) recuou 4,2%, a 65,8 pontos. Ambos também chegaram ao menor nível da série.

Por sua vez, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada teve queda de 0,8 ponto porcentual, chegando a 78,2% em junho, o menor patamar desde abril de 2009 (78%).

A fraqueza da produção industrial brasileira intensificou-se no início do segundo trimestre com queda de 1,2% em abril na comparação com o mês anterior, com destaque para a debilidade dos investimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]