Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade

Fábio Dias - Gazeta do Povo

Fábio Dias - Gazeta do Povo / De acordo com a diretora a Minds, Leiza Oliveira, Maringá tem o perfil que as franquias buscam 

De acordo com a diretora a Minds, Leiza Oliveira, Maringá tem o perfil que as franquias buscam
Economia

Maringá está entre as 50 melhores cidades do país para se investir em franquias

Somente em 2010, o faturamento anual das franqueadoras maringaenses foi de R$ 96.7 milhões, gerando 1.920 empregos diretos na cidade. Uma delas é a escola de idiomas Minds, que em apenas três anos de atuação já conta com 31 unidades

08/01/2011 | 10:00 |
  • Comentários

O mercado das franquias está em alta e Maringá vem despontando como um dos melhores locais do país para se investir neste setor. Foi o que constatou uma pesquisa divulgada no mês passado pela Rizzo Franchise, de São Paulo-SP, consultoria especializada em estruturação e implantação de redes de franquias.

De acordo com o levantamento, Maringá está na posição 49 no ranking das cem melhores cidades para instalar franquias no Brasil. Na região Sul do país, o desempenho maringaense só fica abaixo de Porto Alegre-RS (5º); Curitiba-PR (6º); Florianópolis-SC (24º); Londrina-PR (31º), Caxias do Sul-RS (35º) e Joinville-SC (36º).

Segundo Marcus Rizzo , proprietário da Rizzo Franchise, entre as áreas mais propícias para investir em franquias em Maringá estão os setores: vestuário e acessórios; alimentação e construção. “Para a pesquisa nós identificamos o índice potencial do consumo e a necessidade e capacidade de compra da população. Onde se tem mais procura e menos oferta, há maior oportunidade para instalação de um negócio”, explicou um dos organizadores da pesquisa.

Melhores mercados para franquias em Maringá

1º - Vestuário e Acessórios

2º - Alimentação

3º - Construção

4º - Educação e Treinamento

5º - Saúde e beleza

6º - Livrarias

7º - Infantil

8º - Automotivo

9º - Hotelaria e Turismo

Fonte: Rizzo Franchise

Melhores mercados para franquias

1º - São Paulo (SP)

2º - Rio de Janeiro (RJ)

3º - Belo Horizonte (MG)

4º - Brasília (DF)

5º - Porto Alegre (RS)

6º - Curitiba (PR)

31º - Londrina (PR)

49º - Maringá (PR)

69º - Foz do Iguaçu (PR)

73º - Ponta Grossa (PR)

75º - Cascavel (PR)

88º - São José dos Pinhais (PR)

Vantagens e desvantagens para instalar uma franquia

Vantagens

- Know-how(conhecimento) que é oferecido pela marca/empresa franqueadora

- Processos testados e garantidos

- Marca que pode já ser reconhecida no mercado

- Baixa mortalidade

- Ajuda na escolha do ponto comercial/local de instalação da empresa Dificuldades

- Como os processos são definidos pelo franquador, a flexibilidade para mudanças pode ser baixa, pois normalmente isto está assegurado em contrato

- O Valor de investimento na franquia ainda é maior que um negócio “convencional” e também há taxas como royalties e propaganda que são cobradas mensalmente

Dicas para instalar uma franquia

- Antes de abrir uma franquia, procure o Sebrae para receber orientação especializada, pois existem alguns fatores que podem comprometer o sucesso do futuro negócio

- É fundamental escolher o tipo de negócio e a marca certa. O empreendedor precisa se identificar com o produto e marca

- É importante efetuar um estudo de três aspectos essenciais antes de tomar a sua decisão: a análise pessoal/perfil, o estudo do mercado local e a escolha e avaliação do franqueador

- O contrato oferecido pela franquia merece um cuidado redobrado

- Há financiamentos específicos oferecidos para abertura de franquias com taxas acessíveis

Fonte: João Luis de Moura, consultor do Sebrae Paraná

Setor aquecido

Em 2009, o crescimento no setor de franquias no país foi 14,7% maior do que no ano anterior, resultado influenciado pela grande inovação nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas e pela baixa taxa de mortalidade das franquias, que é de somente 5% nos três primeiro anos, conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Na opinião do consultor do Sebrae Paraná, João Luis de Moura, Maringá acompanha este aquecimento no empreendedorismo. “É uma cidade relativamente nova e que está em plena fase de crescimento. Temos um ciclo de negócios favorável”, avaliou.

Moura ainda diz que o momento favorável também se deve a renda per capta do maringaense, a vinda de pessoas de outras cidades e o retorno dos dekasseguis (pessoas que deixaram o Brasil para trabalhar temporariamente no Japão). “Isso gera um aumento de imóveis na cidade, por exemplo.Temos mais pessoas que vem para cá residir e isso provoca uma demanda natural na economia”, explicou o consultor, que ministra capacitações sobre franquias.

Interesse despertado

Além da chegada de empresas de outras cidades em Maringá, o ambiente favorável também está despertando o crescimento de franqueadoras maringaenses. Uma delas é a escola de idiomas Minds, que em apenas três anos de atuação, já conta com 31 unidades espalhadas por mais de 20 estados. O piloto surgiu em Porto Alegre e logo no primeiro ano foram criadas outras sete franquias.

Curiosamente, a empresa com sede em Maringá instalou a primeira escola na cidade somente no final do ano passado. De acordo com a diretora a Minds, Leiza Oliveira, Maringá tem o perfil que as franquias buscam.

“Sou maringaense e sempre quis voltar para cá. O crescimento da cidade tem sido algo impressionante e diariamente tem algo novo surgindo. Aqui, você tem uma estrutura muito boa, um crescimento elevado das classes B e C, além da qualidade de vida diferenciada. A cidade não está perdendo em anda para as grandes capitais”, explicou a empresária.

Para competir com as grandes redes de escolas, Leiza apostou em cursos dinâmicos, o que vem sendo bem aceito pelo público maringaense. “A cidade é muito receptiva para novos serviços. Em três meses, recebemos 148 alunos. Aqui o consumidor é exigente, gosta de qualidade e não somente da estética”. Para 2011, a franqueadora já possui cinco contratos fechados para abertura de novas escolas para o primeiro trimestre de 2011 e já fatura R$ 350 milhões por ano.

Franquias de Maringá faturaram R$ 96.7 milhões em 2010

Segundo dados da Rizzo Franchise, Maringá possui 12 empresas franqueadoras com uma rede de 205 unidades entre próprias e franquias. Somente em 2010, o faturamento anual do setor foi de R$ 96.7 milhões, gerando 1.920 empregos diretos em Maringá.

Uma das mais conhecidas franqueadoras da cidade é a Roberto’s – Pastel do Roberto. A franquia criada em 2000 conta com nove unidades, sendo sete em Maringá, uma em Paranavaí e uma em Londrina. De acordo com o diretor da franquia, Jerry Koyama, a decisão de tornar o estabelecimento uma franqueadora veio após a abertura de um quiosque no estilo oriental. “Devido a grande procura por interessados em abrir um modelo igual ao nosso, procuramos o sistema de franquia para atender esses interessados”, relembrou.

Além das unidades, a rede produz massas para pastel e pizza em escala industrial. Para este ano, a empresa está desenvolvendo um modelo de franquia para loja Express.


      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 49,90 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade