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Divulgao / Uma vista de Sydney, principal cidade da Austrlia: depois de dez anos, o pas voltou a abrir um escritrio de promoo turstica no Brasil  e os resultados j comearam a aparecer Uma vista de Sydney, principal cidade da Austrlia: depois de dez anos, o pas voltou a abrir um escritrio de promoo turstica no Brasil e os resultados j comearam a aparecer
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Todos querem o turista brasileiro

Novos e velhos destinos investem para atrair um dos viajantes que mais gastam em viagens internacionais

Publicado em 13/10/2012 |
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Israel, Equador, Jordnia, Austrlia, Estados Unidos, Frana... Todos querem os brasileiros. A crise econmica que atingiu a Europa e os Estados Unidos fez os destinos internacionais procurarem novos mercados consumidores, e o viajante do Brasil um dos alvos. Nos ltimos dois anos, pelos menos 40 escritrios de turismo oficial desembarcaram no pas. Eles funcionam como unidades de promoo, marketing e apoio venda de produtos, servios e atrativos tursticos no mercado brasileiro. E apostam no setor para recuperar a economia em seus pases de origem, principalmente na Europa.

No faltam motivos para massificar a divulgao dos destinos estrangeiros no Brasil. Dados da Organizao Mundial do Turismo, da ONU, apontam que os brasileiros aumentaram em cerca de 30% seus gastos no exterior entre 2010 e 2011, de US$ 16,4 bilhes para US$ 21,2 bilhes. Com isso, o pas passou do 18 para o 11 no ranking dos turistas que mais gastam em viagens internacionais. Em alguns lugares, como Nova York e Flrida, esto em primeiro lugar.

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Divulgao / Paisagem na Jordnia: mais viajantes depois de o deserto de Wadi Rum ser cenrio de novela Ampliar imagem

Paisagem na Jordnia: mais viajantes depois de o deserto de Wadi Rum ser cenrio de novela

Marketing

Estratgia inclui estudos sobre o interesse do cliente

A vice-presidente da Interamerican Network, Danielle Roman, explica que a divulgao dos destinos normalmente feita em etapas. Os investimentos so divididos em capacitao de operadores para venda, promoo e oferta do destino. Outra parte vai para campanhas, workshops, mdia, viagens de operadores, de jornalistas e assistncia para imprensa e trade brasileiro, intermediando o dilogo com o destino, diz.

Especialista em marketing pela Harvard Business School, Ana Maria Donato, da empresa paulistana Imaginadora, observa que a venda de destinos exige sensibilidade para identificar qual o desejo do cliente brasileiro, o que ele espera da viagem. preciso entender como o turista brasileiro se comporta, o que ele quer, e desenvolver estratgias que identifiquem o produto com o consumidor, afirma. Para Ana Maria, a Flrida, com seus parques e turismo de compras, fez a lio de casa. O brasileiro j se sente em casa quando est l, diz.

Novelas e filmes ajudam na divulgao

Escritrios oficiais no so a nica maneira de divulgar um destino. Embaixadas, consulados, conglomerado de empresrios tambm atuam como publicitrios de pases e destinos variados. Quando se trata de vender um pas, um filme ou uma novela podem dar um empurrozinho.

A Jordnia, pas do Oriente Mdio, viu o fluxo de turistas brasileiros aumentar 82% nos ltimos trs anos. Um dos responsveis pelo aumento foi a novela Viver a Vida, da Rede Globo, de 2009. Os primeiros captulos foram gravados l. Em 2009, foram 4.495 turistas brasileiros na Jordnia. Em 2010, o nmero aumentou para 8,2 mil; em 2011, foram 8,4 mil. No segundo trimestre de 2012, foram mais de 3 mil turistas visitando o pas, um aumento de 60% em relao ao mesmo perodo em 2011.

No caso do cinema, a trilogia O Senhor dos Anis, de Peter Jackson, colocou a Nova Zelndia no mapa do turismo. Destino conhecido pelos esportes radicais, o pas da Oceania serviu de cenrio para picas batalhas da Terra Mdia. uma divulgao gratuita muito positiva. Estamos ansiosos pela estreia de O Hobbit (novo filme de Jazkson, tambm baseado na obra do escritor JRR Tolkien), afirma o embaixador do pas no Brasil, Jeffrey Mcalister, que esteve em Curitiba divulgando o pas.

A Nova Zelndia no tem um escritrio de divulgao no Brasil. Nesse caso, a prpria embaixada mantm algumas aes de divulgao. Ns queremos investir numa ligao direta entre o Brasil e a Nova Zelndia. O fim do voo entre Buenos Aires e Auckland representou um baque para o turismo local, explica.

Gastador

Entre 2010 e 2011, segundo dados da Organizao Mundial do Turismo, os gastos dos brasileiros no exterior subiram de US$ 16,4 bilhes para US$ 21,2 bilhes. Com isso o pas se tornou o 11 no ranking dos turistas que mais gastam.

Pases

De acordo com a vice-presidente da Interamerican Network empresa paulistana que representa companhias areas, hotis e dez pases tursticos , Danielle Roman, as estratgias de divulgao so traadas de acordo com o cenrio econmico. Os maiores emissores de turistas sempre foram os Estados Unidos e os pases europeus. Com a crise, novos mercados consumidores surgiram e o Brasil se destacou pelo poder econmico, diz.

O perfil do turista brasileiro tambm atraente. Gostamos de comer bem, jantar, passear, conhecer. O brasileiro usa toda a cadeia turstica. Embora no viaje tanto quanto os outros, consome bastante quando sai de casa, afirma.

Um dos novos captadores internacionais a Austrlia. Em setembro de 2011, o pas voltou a ter representao na Amrica Latina depois de passar dez anos longe da regio. Os resultados apareceram rpido: no ano passado, 29.203 brasileiros visitaram o pas (9% a mais que em 2010), e o gasto mdio por pessoa foi de US$ 8.215. O objetivo do Tourism Australia dobrar os nmeros at 2020.

Segundo a vice-presidente do Tourism Australia para as Amricas, Jane Whitehead, para incrementar o nmero de turistas brasileiros, a Austrlia ser trabalhada como destino de lazer. Atualmente, o pas procurado para intercmbios estudantis e esportes de aventura. Treinar operadores e agentes de viagem em nossos produtos ser o foco principal e a chave para o crescimento do mercado.

Outro exemplo do potencial emissor turstico brasileiro Las Vegas, nos EUA. Mesmo sem voos diretos, a cidade atraiu 133 mil brasileiros em 2011 e j o quarto destino preferido nos Estados Unidos, depois de Nova York, Miami e Orlando. Este foi o primeiro ano que os visitantes brasileiros entraram nas estatsticas de Vegas. Antes disso, no ramos contabilizados por que ficvamos abaixo dos 50 mil, conta.

Brasil tem escritrios em oito pases

Para divulgar o Brasil no exterior, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), rgo do Ministrio do Turismo responsvel pela representao do pas, mantm escritrios em Portugal, Frana, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itlia, Japo e Estados Unidos (Nova York e Los Angeles). Tambm tem comits fixos em oitos pases da Amrica Latina. Criados em 2004, os Escritrios Brasileiros de Turismo (EBTs) promovem encontros, seminrios, treinamentos e workshops para divulgar o pas para operadoras, agncias e companhias areas estrangeiras.

Entre as conquistas listadas pela Embratur est o aumento do nmero de visitantes. No ano passado, 5.433.354 turistas entraram no pas, 5,3% a mais do que 2010. De acordo com dados do Banco Central, os gastos efetuados por turistas estrangeiros em visita ao Brasil, em 2011, somaram US$ 6,775 bilhes, 14,46% a mais do que os US$ 5,919 bilhes gastos em 2010.

Segundo o diretor de Mercados Internacionais do Embratur, Marcelo Pedroso, o Brasil vai ampliar o nmero de EBTs: mais um nos Estados Unidos, provavelmente em Chicago; um na Holanda, que tambm atender a Escandinvia; e outros dois na Amrica do Sul, para atender os pases do Cone Sul e Andinos.

Outra ao prioritria a publicidade. Nos prximos anos, alm de aproveitar a propaganda gratuita que vir com a Copa de 2014 e a Olimpada de 2016, o pas vai investir US$ 40 milhes em publicidade em 100 pases. O objetivo atingir a marca de 10 milhes de turistas/ano em 2020 e US$ 15 bilhes em gastos.

O resultado do turismo estrangeiro por aqui ainda tmido. O Brasil ocupa apenas a 37. posio entre os pases que recebem turistas, est atrs de pases como Crocia (22) e Cingapura (29). Em primeiro lugar est a Frana, com 80 milhes de visitantes. Na opinio diretor de relaes internacionais da Associao Brasileira das Agncias de Viagens, Leonel Rossi, o Brasil no bem divulgado. Nas pginas das principais publicaes de turismo temos matrias e anncios da Polnia, do Panam, mas no temos do Brasil, protesta. Para a especialista em marketing de destinos Ana Maria Donato, o Brasil reconhece a necessidade de divulgao, sabe o que deve ser feito, mas peca pela burocracia interna. Fazer uma licitao para selecionar uma empresa para cuidar dos escritrios de divulgao muito burocrtico. O pas j teve problemas com isso no passado, afirma.

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