Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade

Empreender

Opinião

A inovação e a sustentabilidade

Publicado em 31/05/2012 |
  • Comentários

Exemplo nacional quando se fala em empreendedorismo, Dr. Ozires Silva diz que o empreendedor é aquele sujeito que, além de ter a boa ideia, faz a coisa acontecer. Ou seja, tem faro para negócios, é informado, possui um bom net­work, paciência e persistência, uma vez que no Brasil são diversas as barreiras e os riscos que ele precisa enfrentar.

Entretanto, outras variáveis passaram a existir nesta fórmula. Para ser um empreendedor de sucesso hoje é preciso também conhecer de sustentabilidade e inovação. A falta de atenção a estas questões pode levar uma boa ideia à bancarrota, mesmo que se tenha um bom canal de distribuição, diferenciais competitivos e um público alvo bem delimitado.

Afinal, passivos envolvendo pessoas e o meio ambiente podem arruinar a reputação de um projeto, inviabilizando financiamentos e parcerias, muito antes do mesmo sair da casca, ainda mais em tempos de Twitter, Instagram e Facebook.

Por falar em mídias sociais, elas são a prova viva de que a inovação e o empreendedorismo andam mesmo de mãos dadas. Inovar deve estar mais presente na cultura do empresariado brasileiro. Muito além de um bom plano de negócios, o empreendedor precisa se perguntar se sua ideia é realmente inovadora e se não fere as pessoas ou o meio ambiente.

Outro ponto que merece destaque é a criação de um novo nicho que surge com a sustentabilidade e a inovação, como o mercado de créditos de carbono, os empregos “verdes” e uma enorme gama de consultorias especializadas em revisar processos e a relação das empresas com seus diversos stakeholders, na busca de agregar valor e minimizar riscos.

Por estas razões, a sustentabilidade e a inovação têm sido temas tão debatidos nos mais diversos fóruns de empreendedorismo pelo Brasil a fora. É mais uma prova de que a maneira de pensar e fazer negócios reside em outro paradigma. Até porque empreendedorismo tem muito de compreender o mercado e saber onde estão as verdadeiras oportunidades, já diria Dr. Ozires Silva.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade