Assinaturas Classificados
Assinaturas

Publicidade
Eurocrise

Ministros fecham acordo sobre socorro a bancos da Espanha

Representantes dos 17 países da zona do euro chegaram a um acordo, que deverá ser ratificado no dia 20 de julho, na Cúpula do Eurogrupo

09/07/2012 | 21:24 |
  • Comentários

A zona do euro obteve nesta segunda-feira (9) um "acordo político" sobre o resgate do setor financeiro da Espanha, na reunião celebrada em Bruxelas, em meio ao crescente temor sobre a dívida espanhola.

Uma fonte europeia garantiu que os ministros dos 17 países da zona do euro chegaram a um acordo, que deverá ser ratificado no dia 20 de julho, na Cúpula do Eurogrupo.

O funcionário não deu detalhes sobre o Memorando de Entendimento (Mou) com a Espanha, que define as condições de mudança do crédito da zona do euro para recapitalizar e sanear o setor bancário espanhol.

Os mercados aguardam com nervosismo os detalhes do acordo, após o anúncio, no dia 9 de junho, de que a zona do euro ofereceu até 100 bilhões de euros para recapitalizar os bancos espanhóis.

Os juros pagos pela emissão de títulos da dívida da Espanha dispararam nesta segunda-feira, com os papéis a 10 anos a 7,023%, contra 6,912% na sexta-feira.

Nas últimas semanas, membros da Comissão Europeia, da Autoridade Bancária Europeia (ABE), do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) negociaram com o governo espanhol um rascunho com os termos do empréstimo, que inclui condições aos Bancos e a todo setor financeiro.

      • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
      • QUEM MAIS COMENTOU
      Publicidade
      Publicidade
      Publicidade
      «

      Onde e quando quiser

      Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.

      Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 69,30 por mês no plano anual.

      SAIBA MAIS

      Passaporte para o digital

      Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.

      Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.

      CLIQUE E FAÇA PARTE DESSE NOVO MUNDO

      »
      publicidade