A primeira perda trimestral em 13 anos ocorreu por conta da desvalorização do real
03/08/2012 | 19:09 | ReutersA Petrobras teve prejuízo líquido de 1,346 bilhão de reais no segundo trimestre do ano, a primeira perda trimestral em 13 anos, por conta da desvalorização do real, informou a empresa nesta sexta-feira em comunicado.
Os analistas ouvidos pela Reuters esperavam, em média, um lucro líquido de 3,68 bilhões de reais.
"Esse resultado é decorrente, principalmente, da conjunção dos seguintes fatores: expressiva depreciação do real frente ao dólar, despesas extraordinárias com poços secos, cujas perfurações foram realizadas principalmente entre 2009 e 2012, menor exportação de petróleo fruto da menor produção devido às paradas programadas...", disse a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, em comunicado.
Ela afirmou ainda que também pesaram no resultado o desalinhamento de preços dos derivados vendidos no mercado brasileiro em relação aos parâmetros internacionais.
"Estamos trabalhando para recuperar nossa rentabilidade. Desde que assumi a presidência da Petrobras, há cinco meses, venho reiterando nosso comprometimento com a paridade internacional de preços", acrescentou.
Como resultado da venda de combustíveis com defasagem no mercado interno, a Petrobras informou que a área de abastecimento registrou perdas de 7,03 bilhões de reais no mesmo período.
Tenha a Gazeta do Povo a sua disposição com o Plano Completo de assinatura.
Nele, você recebe o jornal em casa, tem acesso a todo conteúdo do site no computador, no smartphone e faz o download das edições da Gazeta no tablet. Tudo por apenas R$ 51,90 por mês no plano anual.
Só o assinante Gazeta do Povo Digital tem acesso exclusivo ao conteúdo do site, sem nenhum custo adicional ou limite.
Navegue com seu celular ou baixe todas as edições no tablet - um novo jeito de ler jornal onde você estiver.