• Carregando...

Desde o fim de outubro, os paranaenses que moram em áreas urbanas passaram a receber a fatura de energia elétrica da Companhia Paranaense de Energia (Copel) imediatamente após a leitura do relógio de consumo. A empresa implementou um processo chamado Leitura e Impressão Simultânea (LIS), que permite a impressão em um equipamento portátil. As informações na conta são idênticas às que constavam no formato antigo.

A Copel anuncia a novidade como algo que irá promover a economia de papel de 50%, já que a nova fatura é menor que a anterior. O prazo final para a quitação do débito continua igual. A diferença é que o consumidor poderá ter em mãos a conta antes do que teria no processo convencional.

No novo sistema a conta é impressa logo após o funcionário coletar os dados de leitura do medidor da energia consumida em cada ligação. O documento é parecido com a conta de água, da Sanepar, que é impressa por um sistema parecido. A Copel estima que 3,5 milhões de consumidores urbanos estejam recebendo a fatura pelo novo formato, em tamanho menor que o original.

Curitiba foi a última cidade do estado a implementar a nova tecnologia. Após a inclusão da capital entre as cidades com a novidade, a LIS está disponível em todos os municípios do estado nos quais a Copel possui concessão de distribuição, que somam 396 dos 399 municípios do Paraná.

Conta de energia por e-mail

A Copel também disponibiliza aos clientes a opção de receber a fatura de energia elétrica por e-mail, com as mesmas informações que constam na versão impressa. Para substituir a versão de papel pela digital é necessário entrar no site da Copel e selecionar a opção "Cadastrar o envio de fatura por e-mail." Após fazer login (se for o primeiro acesso é necessário fazer um cadastro), é possível acessar essa opção em um painel personalizado. A alteração também pode ser feita pela central de atendimento, no seguinte telefone: 0800-5100116.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]