• Carregando...
Novos CPFs terão uma nova cara: na parte de trás, contarão com QR Code | Marcelo Elias - Agencia de Noticias Gazeta do Povo
Novos CPFs terão uma nova cara: na parte de trás, contarão com QR Code| Foto: Marcelo Elias - Agencia de Noticias Gazeta do Povo

A Receita Federal lançará um serviço que permitirá a atualização de dados cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet. Será possível preencher um formulário eletrônico para modificar informações como nome, endereço e telefone gratuitamente. O serviço estará disponível a partir da próxima segunda-feira (16), no site da instituição.

Atualmente, a atualização de dados só pode ser feita pessoalmente em unidades dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, com a cobrança de R$ 7. A Receita espera que a facilidade atinja 191 milhões de pessoas.

QR Quode

A Receita Federal também alterou o modelo do CPF. De acordo com ato publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12), os novos documentos passarão a ter, no verso, um QR Quode, espécie de código de barras que pode ser escaneado por celulares e outros dispositivos. A novidade vai facilitar a comprovação da autenticidade e reduzir o risco de fraudes.

Os documentos emitidos pelo modelo antigo continuam válidos. Também foi permitido que o CPF de pessoas com deficiência com mais de 18 anos seja requerido por cônjuge, pais, descendentes e parentes colaterais até terceiro grau.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]