• Carregando...

Os ministros de Economia e Finanças da zona do euro descartaram nesta terça-feira (30) conceder outra ampliação do resgate à Grécia, diante da impossibilidade de realizar os trâmites necessários antes que o atual programa expire (à meia-noite local e 19h de Brasília).

A informação foi dada pelo ministro das Finanças eslovaco, Peter Kazimir, pelo Twitter. Ele e os demais ministros voltarão a ter uma conferência telefônica na manhã desta quarta-feira (1), anunciou Michel Reijns, porta-voz do presidente do Eurogrupo (instituição informal que reúne os ministros), Jeroen Dijsselbloem, através da mesma rede social.

“O programa terá acabado nesta meia-noite”, disse Kazimir. “A última data limite para uma extensão do programa grego era o fim de semana. Devido aos procedimentos parlamentares, há uma incapacidade de ampliar o programa além de hoje”, acrescentou.

“O Eurogrupo terminou. A carta de (o primeiro-ministro grego, Alexis) Tsipras inclui três pedidos. A extensão do programa e uma redução (da dívida) não são possíveis”, disse por sua parte o ministro da Finlandia, Alexander Stubb.

Sobre o pedido do primeiro-ministro grego Alexis Tsipras de um novo programa de resgate, Stubb disse que este tipo de pedido “sempre é tratado através dos procedimentos normais”.

Plebiscito sobre negociação com credores causa dúvidas entre gregos

Cerca de 10 milhões de pessoas foram convocadas para decidir no próximo domingo destino do país na zona do euro

Leia a matéria completa

Nova proposta

Em sua carta, Tsipras solicita aos seus sócios uma nova prorrogação “curta” e um novo “empréstimo” de dois anos via Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), o fundo de resgate permanente da zona do euro, para honrar o pagamento de sua dívida, tanto externa como interna.

O primeiro-ministro grego não faz alusão em sua carta a uma participação do Fundo Monetário Internacional (FMI) a um empréstimo deste tipo.

Após meses de negociações, a falta de acordo sobre as medidas que a Grécia deveria aplicar como condições para o empréstimo levaram ao fim da prorrogação de quatro meses concedida à Grécia em seu programa de resgate.

Isto significa que a Grécia perde a possibilidade de acessar os recursos ainda existentes, que somariam 16 bilhões de euros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]