• Carregando...

A crise financeira global chegou às fábricas brasileiras em outubro, período em que a produção industrial amargou a pior queda em quase um ano, mostraram dados divulgados nesta terça-feira.

A produção das indústrias instaladas no país caiu 1,7% em outubro, depois de ter subido 1,5% em setembro, de acordo com dados revisados, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Inicialmente, o instituto havia informado um aumento de 1,7% na produção industrial de setembro.

A queda na produção em outubro foi a mais acentuada desde novembro do ano passado, quando a atividade das fábricas recuou 2,1%. O dado também foi pior do que o estimado por analistas consultados pela Reuters, que esperavam uma queda de apenas 0,3% no mês.

"O recuo observado na produção, entre setembro e outubro, atingiu 15 dos 27 ramos pesquisados, com o principal impacto negativo vindo de Outros produtos químicos, setor que acumulou perda de 20,9% nos últimos três meses", afirmou o IBGE em comunicado.

O desempenho da indústria brasileira na comparação anual também ficou abaixo do esperado. A produção de outubro ficou apenas 0,8% acima do verificado em outubro do ano passado. Esse é o pior desempenho, neste tipo de comparação, desde dezembro de 2006.

O resultado também ficou bem abaixo das estimativas do mercado, que esperava um avanço anual de 2,7%, de acordo com pesquisa Reuters publicada na véspera. Na comparação anual, a redução no ritmo produtivo alcançou todas as categorias de uso, informou o IBGE.

De janeiro a outubro, a produção industrial cresceu 5,8% e nos últimos 12 meses, 5,9%, acrescentou o IBGE.

O instituto também revisou os dados referentes ao mês de agosto, quando a produção teve queda de 1,5%, e não 1,2% como inicialmente informado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]