• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

Foi a aposta em uma nova economia que surgia na internet que levou a curitibana Camila Porto a criar em 2012 o próprio negócio com cursos online de Facebook. Especialista em comunicação e marketing, Camila prestava consultoria para empresas até que, quando convidada para ministrar um curso presencial em Curitiba, recebeu em dois dias mais do que toda a sua remuneração mensal. Hoje, com três cursos voltados para profissionais liberais e empreendedores, conquistou autonomia e um faturamento de R$ 1 milhão no último ano. Para 2015, a previsão é faturar R$ 1,5 milhão.

São dois cursos de 20 horas, com inscrições abertas permanentemente, e um de 40 horas com duas turmas abertas durante o ano. Ao longo de três anos, já participaram mais de 4 mil alunos. “Vi que era uma oportunidade de maior rendimento com menos trabalho, mas como não tinha agenda para atender os convites em todas as cidades, levei para a web, onde poderia ganhar escala”, conta a empreendedora.

Mas a empreitada não foi fácil. Na primeira turma, Camila teve um único aluno, amigo seu. “Não havia ferramentas pra divulgação dos cursos, tive dificuldade em entregá-los às pessoas”, conta. Aos poucos, com seu próprio blog, divulgação em blogs parceiros e no próprio Facebook, o número de alunos foi crescendo, e, em 2014, multiplicou por 100. “Mesmo no início, a remuneração e a autonomia já compensavam. Tenho a liberdade de trabalhar a hora que quiser e de onde quiser”, diz.

Em 2014, a empresária convidou uma sócia e agora conta com uma equipe de três funcionários. “Tentamos automatizar tudo para ganhar em escala, mas é preciso oferecer atendimento de qualidade, e isso demanda tempo”. Entre os principais desafios, ela aponta a gestão do tempo e o foco, já que há infinitas oportunidades na web e muitas vezes é preciso dizer não para focar no negócio.

“É uma nova economia, há um grande mercado surgindo na área de educação online e o mais legal é o conteúdo que se pode produzir por conta. As pessoas estão em busca de conhecimento que as faculdades não ensinam, e nestes cursos online, quem produz é quem está inserido no mercado”, destaca. Segundo ela, cada vez mais as pessoas veem os benefícios dos cursos online, como tirar dúvidas, participar de grupos e ter acesso a materiais exclusivos.

Expansão

Para os próximos meses, os planos são o lançamento de um curso voltado para obtenção de resultado nas mídias sociais como um todo, não só o Facebook, e também um treinamento de alta performance para empresas, que deve ser lançado em meados de 2016. Além disso, Camila deve promover anualmente o Social for Sales, evento de mídias sociais e vendas, que teve sua primeira edição realizada em junho deste ano.

“Quando o empresário está em crise, busca alternativas, e o marketing digital é uma saída de baixo custo, grande abrangência que oferece oportunidades para todos os segmentos. Por isso a perspectiva é de crescimento para nós”, diz a empreendedora.

Para isso, afirma que as empresas precisam mudar a forma como veem as mídias sociais e ter paciência para obter os resultados. “Algumas veem como uma vitrine para exibir seus produtos e não apostam em posicionamento de marca. Outros investem no posicionamento, sem resultado nas vendas. Nossa ideia é ensinar a fortalecer a marca e ao mesmo tempo conquistar clientes”, explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]