• Carregando...
 | GEOFF ROBINS/AFP
| Foto: GEOFF ROBINS/AFP

As empresas alemãs Volkswagen e Daimler, dona da Mercedes, convocarão o recall de 1,5 milhão de carros nos EUA diante do risco de eles estarem equipados com airbags Takata defeituosos. A decisão foi tomada após reguladores de segurança automotiva dos Estados Unidos afirmarem no mês passado que a Takata anunciou 5,1 veículos afetados pelo problema.

Os aibags da Takata podem explodir com força em excesso, ferindo os passageiros com fragmentos de metal. Nos Estados Unidos, mais de 100 pessoas se machuraram com o defeito e ao menos dez mortes foram registradas no mundo.

A Volkswagen afirmou que vai convocar 680 mil veículos à revisão nos Estados Unidos, e a Daimler, 840 mil. Esta última afirmou que tinha decidido revisar 705 mil automóveis da Mercedes-Benz e 136 mil caminhões após ser notificada pela Administração Nacional de Segurança de Trânsito de Estradas (NHTSA, em inglês) sobre o problema da Takata.

A Daimler anunciu perda de € 340 milhões pela medida. “Isso é um grande déficit, mas a mensagem principal é que o ano financeiro atual não será afetado”, afirmou o analista Jürgen Pieper, da consultoria Bankhaus Metzler, em Frankfurt, que mantém recomendação de “comprar” as ações da Daimler. A Volkswagen afirmou que a revisão afeta modelos fabricados entre 2006 e 2014. Um porta-voz recusou comentar o custo do recall.

O problema dos airbags da Takata já atingiu 14 fabricantes de veículos, que fizeram chamadas de 24 milhões de veículos nos EUA para revisar 28 milhões de bolsas de ar da empresa. A companhia japonesa recebeu uma multa de US$ 70 milhões em novembro e ainda é investigada pelo Departamento de Justiça do país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]