• Carregando...

Você já ouviu falar dos caçadores da "Grande Ideia"? São pessoas que vivem na busca de um insight, seja para começar um empreendimento ou inovar.

Alguns criam táticas e têm hábitos estranhos, que parecem até simpatias para que as ideias apareçam. Andam de bloquinho no bolso, mudam de rotas ou veem filmes esquisitos para "abrir a cabeça".

Chegam até a fazer retiros na esperança de encontrar a "Grande Ideia" no silêncio do Zen ou atrás de algum arbusto. Mas o tempo passa e ela não aparece.

Frustrados, os caçadores não entendem porque tanta gente menos "criativa" tem ideias fantásticas de negócios que são destaques nos artigos e livros que leem semanalmente.

Apoiando empreendedores em todo o Brasil, conheci centenas de caçadores, que por ficarem procurando, se frustam ou passam a se considerar menos empreendedores.

Para que isso não aconteça, sugiro o seguinte: primeiro, saia do superficial e esqueça a ideia de que existe uma "Grande Ideia". Se você aprofundar a visão e colocar uma "lupa" na história de empreendedores inovadores, vai perceber que, ao invés de uma Grande Ideia, eles desenvolveram seus negócios a partir de inúmeras micro-ideias e micro-inovações que foram criadas e talhadas ao longo do tempo com muita curiosidade e trabalho.

Segundo. Boas ideias e soluções inovadoras não se escondem. Portanto não podem ser encontradas ou imaginadas apenas intelectualmente. Elas são fruto da experiência e observação prática, somadas à pesquisa e vontade do empreendedor de resolver problemas e atender melhor seus clientes.

Quando somadas, o conjunto destas micro-idéias tornam todo o negócio mais único e inovador. Assim como nenhum negócio nasce grande, grandes ideias também são uma espécie de somatória de testes e repertórios teóricos e práticos acumulados pelo empreendedor.

Portanto, se você quer empreender e inovar, procure problemas, observe clientes e teste muitas soluções como ponto de partida.

Se não estiver convencido e preferir apostar no Zen, vou deixar o Lao Tsé fechar o artigo com a seguinte frase: "Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]