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Um estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para o Ministério do Turismo mostra que 58,9 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma viagem doméstica em 2011. O número é 18,5% maior que o registrado em 2007, quando 49,7 milhões viajaram. O estudo, que entrevistou 39 mil famílias em 137 cidades brasileiras, aponta ainda que o crescimento foi impulsionado pelos turistas de baixa renda. Entre os brasileiros que ganham até quatro salários mínimos, o número de viagens aumentou 21% em quatro anos.

Uma oportunidade para os interessados em aproveitar o movimento dessa classe social é abrir uma agência especializada no público, focada nos principais destinos cobiçados pela classe média. Além disso, oferecer um serviço diferenciado, como uma atenção maior aos procedimentos de aeroporto e dicas sobre o que fazer nos hotéis, por exemplo, pode cativar e fidelizar os turistas da classe média. Lojas de malas e bolsas também tendem a lucrar com o aumento das viagens dos brasileiros.

Empreendedor bem informado tem mais chances de se dar bem. Nesta seção você encontra dicas extraídas do noticiário diário, que você pode aplicar nos seus negócios

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