Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

Carros

Diversos países questionam na OMC aumento de IPI para importados

Questionar uma medida costuma ser o primeiro passo para que ela seja alvo de uma ação. Segundo o Itamaraty, os diplomatas brasileiros explicaram as razões do aumento

  • Agência O Globo
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

A decisão do Brasil de elevar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados foi questionada nesta sexta-feira na reunião do comitê de acesso a mercados da Organização Mundial do Comércio (OMC). Durante o encontro, representantes de Japão, Austrália, Coreia, Estados Unidos e União Europeia pediram à delegação brasileira mais detalhes sobre a medida - que teve como objetivo proteger a indústria nacional da competição dos importados mais baratos.

Segundo o Itamaraty, os diplomatas brasileiros explicaram que o aumento do IPI é temporário e não teve impacto sobre a corrente de comércio do país.

Questionar uma medida costuma ser o primeiro passo para que ela seja alvo de uma ação dentro da OMC. Segundo fontes do governo, o maior temor dos países é que a ação do Brasil seja seguida por outras economias provocando uma onda de medidas protecionistas.

O governo brasileiro aumentou em 30 pontos percentuais o IPI incidente sobre automóveis importados, exceto para montadoras instaladas no país que comprovem que 65% das peças dos carros tenham sido produzidas no Brasil e no Mercosul.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE