• Carregando...
Consumo
Consumo familiar cresceu 0,2% nos três primeiros meses do ano, o pior desempenho em sete trimestres| Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo

O consumo das famílias cresceu 0,2% no primeiro trimestre, comparativamente aos últimos três meses de 2022. É a taxa mais baixa em sete trimestres, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo analistas, dois fatores que influenciam negativamente são a inadimplência, que está em níveis recordes e o comprometimento das famílias com dívidas.

O número de inadimplentes aumentou em abril pela quarta vez consecutiva, aponta a Serasa Experian. São 71,4 milhões de pessoas com restrições ao crédito, ou 43,8% da população adulta. É o maior número da série histórica iniciada em março de 2016.

As famílias também estão com mais compromissos financeiros. Pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que, em abril, 78,3% das famílias tinham dívidas a vencer. A expectativa da entidade é de que a situação piore nos próximos meses. “O risco de inadimplência se acirrou na classe média”, diz a economista Izis Ferreira, da entidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]