• Carregando...
Usinas enfrentaram redução e mudança no perfil da matéria prima em período chuvoso. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Usinas enfrentaram redução e mudança no perfil da matéria prima em período chuvoso.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Combustível

61,8%

da cana processada na primeira quinzena de novembro foram destinados ao etanol, ante 57,8% na quinzena anterior. O dado mostra que a fabricação de açúcar deste ano será menor que a da temporada passada.

Balanço divulgado nesta terça-feira (24) mostra que as usinas de açúcar e etanol do centro-sul do Brasil reduziram em 33% a moagem de cana na primeira quinzena de novembro na comparação com a segunda quinzena de outubro, num período chuvoso. Os dados são da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). O processamento caiu de 38,38 milhões para 25,61 milhões de toneladas entre um período e outro.

Mas o mercado parece estar um passo à frente. Os contratos futuros do açúcar tiveram queda acentuada na bolsa ICE. Vendas de produtores e especuladores puxaram preços bem abaixo da máxima de dez meses atingida mais cedo. A alta tinha sido puxada por dados que mostraram conteúdo de açúcar menor que o esperado na safra do Brasil. Os contratos futuros do açúcar bruto encerraram em queda de 2,7%, a 15 centavos de dólar por libra-peso.

Chuvas que se iniciaram na parte final de outubro em áreas importantes de produção como Piracicaba e Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, praticamente impediam operações de colheita no início de novembro, já que as máquinas não conseguiam entrar nas lavouras, segundo relatos de executivos de usinas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]