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De futebol vintage a pets saudáveis: seis tipos de e-commerce inusitados

O especialista em e-commerce Bruno de Oliveira lista seis tipos de e-commerce inusitados que estão fazendo sucesso

  • Da Redação 
Cafés gourmet: nicho que tem funcionado na web. | Alexandre MazzoGazeta do Povo
Cafés gourmet: nicho que tem funcionado na web. Alexandre MazzoGazeta do Povo
 
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A venda de produtos online movimentou mais de R$ 44 bilhões, só no ano passado, no Brasil. É muito dinheiro – e muito mercado. E há espaço para todo mundo; para os grandes e pequenos. De olho nisso, muita gente está ganhando dinheiro vendendo produtos para nichos inusitados, como comidas saudáveis para pets e roupas de futebol vintage. E, muitas vezes, dá certo.

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O especialista em e-commerce Bruno de Oliveira, fundador do E-commerce na Prática, listou seis nichos curiosos que estão em alta, no Brasil. Oliveira é criador de um método em que ensina, de forma gratuita, como montar uma loja virtual do zero. Ele também  oferece cursos e mentoria.

Além de fazer uma breve análise sobre cada uma das áreas, Bruno dá algumas dicas para quem planeja empreender nestes setores.

Confira seis tipos de e-commerce que estão fazendo sucesso

1. Refeições saudáveis para pets 

Roupas, comidas, brinquedos, acessórios. Com aproximadamente 60 milhões de cães e gatos domésticos no Brasil, tudo o que está relacionado aos animais domésticos parece ser uma “mina de ouro”. A Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) estima que o mercado pet cresce em média mais de 5% ao ano. 

Grandes empresas vendem ração há muito tempo. No entanto, explorar a produção de comida artesanal e saudável para os animais, com produção de conteúdo de valor e excelência na entrega e na escolha da matéria-prima, faz toda a diferença. Isso coloca uma pequena empresa em lugar de destaque, e por isso pode ser uma boa aposta. 

2. Smartphones usados 

Com lançamentos cada vez mais frequentes, celulares com pouco uso e recursos de alta qualidade são objetos de desejo dos consumidores que querem pagar menos. O mercado de venda e troca de smartphones usados é cada vez mais lucrativo. No ano passado, a Brused apresentou crescimento de 20% ao mês na procura por aparelhos usados. 

No entanto, a atenção do comerciante precisa ser redobrada ao se tratar de usados. Quem decidir pela venda de produtos de segunda mão, seja celular ou qualquer outro produto, deve garantir a procedência deles, com notas fiscais, para que o negócio não se transforme em um pesadelo. 

3. Grão de café gourmet 

Segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), 68% do café consumido no país tem origem no varejo e 32% em restaurantes e bares. A taxa de crescimento do consumo dessa bebida no Brasil, de acordo com a mesma instituição, é de 2,9% entre 2016 e 2017. 

Como acontece com o vinho e a cerveja, o consumidor de café está cada vez mais exigente e informado sobre detalhes da produção e de seus sabores. Encontrará um mercado promissor quem se empenhar em vender um produto de alta qualidade e conhecer bem o setor.

4. Camisas vintage de clubes e seleções 

Se o Brasil é o país do futebol, não faltam consumidores para artigos relacionados a esse esporte. Difícil é encontrar um “lugar ao sol” que já não esteja ocupado. Réplicas de camisas antigas são um bom exemplo disso. 

Eu sempre aconselho a não concorrer com grandes players do mercado. Não há nada errado em pensar grande para quem mantém os pés no chão. No entanto, marcas conhecidas mundialmente fazem esses produtos. Para entrar nesse jogo, você precisa de um produto que eles não têm, que fuja do óbvio. 

5. Artigos para churrasco 

Se o futebol é a paixão nacional, o churrasco é a sua "cara-metade" alimentar. De norte ao sul do Brasil, mesmo com diferenças regionais, o processo de preparo da carne é um nicho interessante para ser explorado. 

Há quem venda facas, grelhas ou churrasqueiras. Essas são as opções mais evidentes. O investidor precisa procurar algo diferente, como, por exemplo, aventais personalizados ou afiadores de faca customizados. Por isso, sempre dizemos que quem conhece o ramo, mesmo que apenas por diversão, sabe melhor onde está o nicho a explorar.

6. Fantasias para festas 

Festas à fantasia são sazonais, mas sempre há alguma festa temática acontecendo durante o ano todo. Por terem essa característica, sempre existirão consumidores para fantasias ligadas a datas como o carnaval, o halloween, o Dia das Crianças ou o Natal. 

O comerciante pode ser até mais específico nesse nicho, se dedicando apenas a fantasias para crianças, para mulheres ou temáticas, ou disponibilizando apenas fantasias de super heróis, por exemplo.

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