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Entre os grandes do país: os sócios Marcos Oliveira, Eliane Friedrich e Idalberto Junior. | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Entre os grandes do país: os sócios Marcos Oliveira, Eliane Friedrich e Idalberto Junior.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Apesar de muitas pessoas ignorarem a possibilidade de inserir códigos para ganhar descontos quando estão finalizando uma compra on-line, a empresa curitibana Cia dos Descontos viu na modalidade uma oportunidade de negócio. A plataforma reúne cupons de diversas marcas como Walmart, Natura, Centauro, Ricardo Eletro, Men’s Market e Saraiva, que são revertidos em descontos para os compradores do e-commerce.

LISTA: Conheça 5 sites que oferecem cupons de desconto para e-commerce

A empresa é pioneira no setor de cuponagem on-line no Brasil. Febre nos Estados Unidos, a moda ainda não pegou por aqui, já que apenas de 6% a 8% das pessoas que compram pela internet no país utilizam os cupons. Mesmo assim, o casal de sócios fundadores da marca, Marcos Oliveira e Eliane Friedrich, tem alcançado bons resultados.

A plataforma tem parceria com 400 lojas e já atendeu 4 milhões de clientes. São 1,2 milhão de consumidores ativos que garantem de 30 mil a 35 mil visitas diárias ao site. Os resultados financeiros são satisfatórios, segundo o também sócio da empresa Idalberto Junior.

O negócio cresceu 130% em agosto deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em média, são gerados de R$ 10 milhões a R$ 12 milhões de venda mensal com os cupons utilizados. Desde 2010, a empresa não para de crescer. A expectativa é terminar o ano com taxa de 150% de expansão.

O negócio lucrativo começou de maneira despretensiosa em 2006. Marcos Oliveira começou a caçar esses cupons pela internet para economizar nas compras que fazia para sua assistência técnica de computadores. Ele, um entusiasta de jogos pela web, compartilhava as descobertas com amigos em fóruns. Depois, criou um site para facilitar o acesso de todos aos cupons.

Em 2008, conseguiu monetizar a plataforma recebendo comissões pelas vendas. Atualmente, o porcentual vai de 3% a 16% por venda finalizada que tenha utilizado o cupom de desconto.

Modelo de negócio

Para os lojistas, as vantagens estão em atrair novos consumidores, fidelizá-los e desovar produtos em estoques. Para o consumidor, que não tem nenhum custo para usar o cupom, o benefício é a economia gerada no fim da compra.

A empresa curitibana está entre os três maiores sites de cuponagem no país e, para se manter entre os primeiros, negocia com os parceiros promoções exclusivas para seus clientes. São oito funcionários que tocam a empresa, incluindo os sócios.

Idalberto Junior afirma que a crise tem ajudado a expandir o uso de cupons no e-commerce nacional. “Antes, o cliente que via um cupom de desconto de R$ 30 não se interessava. Hoje qualquer R$ 30 faz a diferença”, completa o sócio da Cia dos Descontos.

Promoções da Cia dos Descontos têm cupons de até 25%

A Cia dos Descontos oferece dois tipos de cupons: alfa número e link incorporado. No primeiro, o cliente precisa inserir o código do cupom de desconto e, no segundo, o desconto vem de forma automática. Em ambos os casos, os clientes precisam entrar na plataforma da empresa curitibana e selecionar um produto. Depois, são redirecionados ao e-commerce do lojista parceiro. Os cupons oferecem descontos de até 25% e a média é entre 10% e 15%.

Para o coordenador do curso de pós-graduação em Marketing da FAE Business School, Douglas Zela, a cuponagem para e-commerce funciona porque é fácil de usar, ao contrário dos cupons físicos que precisam ser juntados e depois trocados na loja. “Na compra on-line, os cupons de desconto têm ganhando adesão porque não expõem o consumidor. Basta ele digitar o código”.

O professor acrescenta que muitos ainda não utilizam a modalidade de desconto por desconhecimento. Os cupons são encontrados em sites específicos, não nos e-commerces das redes varejistas, o que dificulta o acesso ao benefício.

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