• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Com o objetivo de oferecer capacitação a empreendedores em busca de apoio tecnológico para o desenvolvimento de negócios inovadores, a incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) abriu as inscrições para o primeiro edital de incubação de 2016. Serão oferecidas 32 vagas, sendo 20 para a sede em Curitiba e 12 para Jacarezinho, no Norte Pioneiro. As inscrições vão até 7 de março, pelo site do programa.

Podem participar do processo seletivo pessoas físicas ou jurídicas que tenha um negócio inovador e com potencial de crescimento. Os selecionados receberão apoio técnico e de gestão para viabilizar seus modelos de negócios e terão à disposição o espaço físico e os laboratórios da incubadora. O programa de incubação leva, em média, de dois a quatro anos.

Durante o período, a empresa passa por quatro níveis de maturidade: implantação (estruturação da empresa), crescimento (expansão dos negócios), consolidação (início da sustentabilidade financeira) e liberação (com o aumento da fatia do mercado e posterior graduação da incubadora).

Mais de 90 companhias já concluíram todo o processo e entraram no mercado, entre elas a Bematech, a primeira empresa incubada no Tecpar, em 1990. Atualmente, seis empresas participam da aceleração: Grupo SaaS, Beenoculus, LOT América, Werker, i9algo e Aegis Ideas.

Valores

O primeiro edital de 2016 contempla 16 vagas para a modalidade de incubação residente (quando a empresa fica nas dependências da incubadora) e outras 16 para a incubação não residente, quando o empresário não se instala na incubadora, mas conta com o apoio dos especialistas do instituto.

O valor mensal a ser pago depende do modelo de incubação e da etapa do processo em que a empresa se encontra. A incubada residente, por exemplo, tem o custo mensal de R$ 66 por metro quadrado utilizado. Já a incubada não residente pagará mensalmente o valor-base de R$ 1.280.

A partir do início da etapa de consolidação até o final da etapa de liberação, a incubada passa a pagar mensalmente ao Tecpar uma retribuição ao incentivo que correspondente a 3% do faturamento bruto mensal da empresa. No período de implantação é possível receber um desconto de 70% no valor da mensalidade.

Inscrições

Os interessados em participar do processo seletivo têm até o dia 7 de março para fazer a inscrição. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comprovar que cumpre alguns

requisitos, como inovação tecnológica, infraestrutura de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e competência da equipe. É obrigatória a apresentação de um plano de negócios durante a seleção. Mais informações sobre o edital podem ser obtidas pelo site da incubadora do Tecpar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]