• Carregando...
Organizador de chaves desenvolvido pelos alunos da miniempresa Chaveco | Divulgação/
Organizador de chaves desenvolvido pelos alunos da miniempresa Chaveco| Foto: Divulgação/

A empresa Chaveco, criada por alunos do 2.º ano do ensino médio do Colégio Positivo, foi eleita a melhor miniempresa do país durante o Findinexa Brasil, fórum internacional de empreendedorismo jovem que aconteceu neste mês no Piauí.

O produto desenvolvido em sala de aula foi um organizador de chaves parecido com um canivete suíço e já foram vendidas 1,5 mil unidades. A meta é encerrar o ano com 2 mil unidades comercializadas.

Acompanhe mais notícias sobre empreendedorismo

Os próprios alunos foram responsáveis por todo o trabalho de formatação da empresa e do produto, desde a concepção da ideia, a organização da produção, os protótipos, fabricação e venda. O projeto começou no segundo semestre deste ano e envolveu 25 alunos, com média de 15 anos de idade, que se reuniam no contra turno escolar e contavam com a orientação de professores do Colégio Positivo e de voluntários da Junior Achievement.

Para tornar o negócio possível, os alunos venderam 100 ações da miniempresa para conseguir o dinheiro necessário para a fabricação. Todo o dinheiro arrecadado foi usado para confecção de 2 mil organizadores de chaves.

A expectativa é que no fim do ano as ações retornem aos investidores com taxa de lucratividade de 800%. Cada ação custou R$ 10. O produto custa R$ 15 e pode ser adquirido pela fanpage da miniempresa ou no Mercado Livre.

Programa

A Chaveco faz parte do Programa Miniempresa da Junior Achievement, organização que tem como objetivo despertar o espírito empreendedor nos jovens. Os alunos participam de aulas teóricas sobre marketing, produção, recursos humanos e finanças com profissionais voluntários da organização.

Neste ano, em paralelo, os estudantes da Chaveco participaram também de oficinas semanais com profissionais do Grupo Positivo para aprender sobre criatividade e liderança. O objetivo, segundo a professora Janaína More, é suprir a falta de disciplinas relacionadas à gestão e ao empreendedorismo na grade curricular para quem tem interesse pelo tema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]