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Loja aposta na falta de concorrentes diretos para obter sucesso | Multicoisas
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Loja aposta na falta de concorrentes diretos para obter sucesso| Foto: Multicoisas Divulgação

A rede Multicoisas está em busca de franqueados para expandir suas operações no Paraná. O plano é abrir mais 12 lojas no estado, até o final de 2019. A marca, especializada em "soluções para o dia a dia", aposta na ausência de concorrentes. Ninguém vende exatamente o que eles vendem, com o mesmo perfil, dizem.. O investimento inicial na franquia é de R$ 657 mil. 

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O mix de produtos inclui acessórios hidráulicos e elétricos, utilidades para o lar, ferramentas e organizadores até produtos eletrônicos e de informática. "É um centro de conveniência focado no conceito de faça você mesmo, de utilidades e acessórios do dia a dia", resume o gerente de expansão da Multicoisas, João Carlos Altieri. 

As lojas tem um padrão. Em geral são de 100 metros quadrados, com 3 a 4 mil itens. Um formato “nem grande nem pequeno”, que permite ao consumidor encontrar uma utilidade para o seu lar ou escritório, sem precisar se perder em uma imensidão de itens.

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Outra vantagem da loja, defende Altieri, é trabalhar com produtos utilitários de qualidade, voltados para o público A e B. E o fato de ter tanto lojas de rua quanto dentro dos shoppings é uma conveniência a mais. torna mais acessível.

O faturamento médio por unidade da Multicoisas é de R$ 180 mil. Mas esse varia muito, explica João Carlos Altieri. Em especial porque o perfil de uma loja de rua e de shopping é muito diferente. Além disso, os franqueados têm liberdade de estabelecer uma política de preços que condiz com a realidade local.

Nos shoppings centers, a circulação de pessoas é muito maior, por exemplo. Por outro lado, há uma série de encargos, como a taxa da administradora e o custo de manter a loja aberta em feriados e no período noturno, que não existem na rua.

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Com mais de 200 lojas espalhadas pelo Brasil inteiro, a Multicoisas estima faturar R$ 500 milhões, até o final do ano. Representa um crescimento de 15% em relação a 2016. Os números positivos motivaram o plano de expansão da marca. 

Busca por franqueados

A rede busca franqueados em quatro cidades paranaenses. Em Curitiba, que já conta com cinco lojas da rede, há espaço para abrir mais cinco. Em Londrina, onde já há três, dá para chegar a cinco. Há planos de estrear, ainda, nas cidades de Cascavel (3 lojas) e São José dos Pinhais (2). São 12 lojas novas, no total. 

Outras cidades do Sul vista prioritárias pela franquia são: Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e Blumenau, Florianópolis, Joinville, Palhoça, São José e Balneário Camboriú, em Santa Catarina. 

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Ficha técnica da franquia 

Fundação: 1984 

Início da franquia 1990 

Investimento inicial: R$ 657.000,00 

Taxa de franquia: R$ 75.000,00 

Capital de giro: R$ 70.000,00 

Royalties: 5% sobre o faturamento bruto mensal 

Taxa de publicidade: 1% sobre o faturamento bruto mensal 

Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses

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