• Carregando...

Comerciantes do interior sabem que quando a safra é recorde no campo o movimento nas lojas tende a melhorar. A safra de soja deste ano, por exemplo, deve ficar em 15,8 milhões de toneladas, 46% superior à do ano passado – um recorde. As duas safras de milho devem totalizar 18 milhões de toneladas, com alta de 7,8%. Uma das consequências é que em todo o Paraná o comércio registrou, no primeiro quadrimestre, vendas reais 7,5% superiores às do mesmo período de 2012.

E o que pode afetar o seu negócio? O empreendedor deve ficar atento a fatores externos que podem impulsionar – ou fazer cair – as vendas de seu produto ou serviço. Retirada de impostos por parte do governo, mudanças em legislações, chuvas fortes ou calor, por exemplo, são questões externas que afetam um negócio.

Se o empresário tem uma lavanderia, por exemplo, deve estar preparado para o aumento da demanda em dias seguidos de chuva, assim como quem vende sorvete deve ter suas vendas alavancadas no verão. Tão importante quanto visualizar a concorrência, o empreendedor deve também saber o que pode afetar seu negócio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]