Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

ranking

Paraná tem nove cidades entre as 100 melhores do país para fazer negócios

Estudo da Urban Systems elencou os municípios brasileiros que oferecem as melhores condições para empreender e investir

  • Da Redação
Maringá é a segunda cidade paranaense mais bem colocada no ranking da Urban Systems | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Maringá é a segunda cidade paranaense mais bem colocada no ranking da Urban Systems Daniel Castellano/Gazeta do Povo
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

O Paraná tem nove cidades na lista das 100 melhores do país para fazer negócios, segundo estudo elaborado pela consultoria Urban Systems para a Revista Exame. São municípios com índices de desenvolvimento econômico e social superiores à média nacional e com indicadores elevados de capital humano e infraestrutura. Com isso, conseguem atrair empresas e investidores para as suas regiões.

Acompanhe mais notícias sobre Empreendedorismo

A cidade paranaense mais bem colocada no ranking é Curitiba. A capital paranaense subiu uma posição ao sair da 12.ª colocação nacional para a 11.ª no estudo divulgado neste ano. Apesar da melhora na colocação, a região perdeu pontos: passou de 12,12 pontos em 2015 para 10,07 em 2016.

Confira a posição das cidades paranaenses no ranking

A perda de pontuação, porém, é explicada pela recessão econômica. Segundo o estudo, parte dos municípios viu seus pontos cair de 2015 para 2016, apesar da metodologia utilizada ter sido a mesma.O ponto positivo é que, apesar das condições macroeconômicas desfavoráveis, eles têm conseguido atrair investimentos mesmo em meio à crise.

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) também se destacou na pesquisa. Araucária e São José dos Pinhais se mantiveram no ranking das melhores cidades para fazer negócios e Pinhais entrou pela primeira vez. O município de Pinhais foi destaque por criar mais empregos qualificados do que a média nacional e ocupou a 94.ª posição nacional.

Já o interior do Paraná tem cinco representantes no estudo, com Maringá, Londrina e Cascavel ocupando uma das 50 primeiras colocações.

Metodologia

A terceira edição da pesquisa da Urban Systems identificou as 100 cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes com as melhores condições para a realização de negócios. Foram analisados 28 indicadores, como PIB per capita, rende média dos trabalhadores, conexão de banda larga e docentes com ensino superior.

O estado de São Paulo teve 40 representantes no ranking, seguido de Santa Catarina (10) e Paraná (9). Somente as regiões Sul e Sudeste concentram três quartos das 100 cidades com as melhores condições para empreender e investir.

Confira a lista completa das nove cidades paranaenses presentes no estudo:

  • Curitiba - 1.ª colocada estadual; 11.ª nacional
  • Maringá - 2.ª estadual; 21.ª nacional
  • Londrina - 3.ª estadual; 25.ª nacional
  • Araucária - 4.ª estadual; 47.ª nacional
  • Cascavel - 5.ª estadual; 50.ª nacional
  • São José dos Pinhais - 6.ª estadual; 51.ª nacional
  • Umuarama - 7.ª estadual; 74.ª nacional
  • Toledo - 8.ª estadual; 82.ª nacional
  • Pinhais - 9.ª estadual; 94.ª nacional

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE