• Carregando...
Resultados do programa Trabalho Novo, de encaminhamento de ex-moradores de rua para o mercado de trabalho, foram divulgados nesta quarta-feira (20) pelo prefeito João Dória. | Naiady PivaGazeta do Povo
Resultados do programa Trabalho Novo, de encaminhamento de ex-moradores de rua para o mercado de trabalho, foram divulgados nesta quarta-feira (20) pelo prefeito João Dória.| Foto: Naiady PivaGazeta do Povo

Cerca de 90 postos de trabalho em redes de franquia, em São Paulo, foram ocupadas por pessoas que viviam em situação de rua, nos últimos meses. As contratações integram o programa Trabalho Novo, lançado em janeiro, pela prefeitura. A informação foi anunciada pelo prefeito paulistano, João Dória Júnior, durante a abertura da 26.ª ABF Franchising Expo, nesta quarta-feira (21). 

LEIA MAIS sobre empreendedorismo, carreira e finanças pessoais

Os funcionários já passaram por processo de treinamento e estão inseridos em grandes empresas, como McDonald's, Fran's Café, Divino Fogão e Casa do Construtor. Ao todo, 27 marcas do ramo das franquias já se comprometeram a direcionar parte de seus postos para o projeto. 

Rede Mc Donald’s é uma das franquias participantes do programa Trabalho Novo, da prefeitura de São Paulo.AW/JJLUIS GALDAMEZ

No Grupo Pão de Açúcar, cerca de 100 funcionários que viviam em situação de rua hoje estão em treinamento. A previsão é de que eles ocupem postos formais nas varejistas da rede, nos próximos meses. 

LEIA TAMBÉM: Método Doria: a história dos prefeitos milionários que se bancaram para chegar ao poder

A seleção e preparação dos candidatos é feita pela Rede Cidadã, uma organização sem fins lucrativos. São eles os responsáveis pela capacitação socioemocional, regularização da documentação, seleção e triagem dos candidatos. A prefeitura garante as vaga em abrigos. 

LEIA TAMBÉM:  Brechó de luxo: site quer vender sua roupa de grife (se ela ainda parecer nova)

Dória, cuja política de assistência social sofreu duras críticas após o episódio de desmonte da "Cracolândia", no mês passado, diz apostar no emprego como motivador da mudança de vida para quem vive na rua. "Essas pessoas são brasileiros como nós e que tem no emprego a chance de cidadania e de um futuro melhor". 

Ainda segundo o prefeito, a "taxa de atrito", de funcionários que nãoseguiram no cargo, foi de apenas 5%, nos três meses em que as empresas tiveram esses funcionários em seus quadros. Os outros 95% permaneceram. "São muito bem recebidos pelos [outros] profissionais, há um acolhimento", além de ter "um empenho de tal ordem que os torna funcionários exemplares".  

LEIA TAMBÉM: Rede curitibana cresce no país vendendo hambúrguer e chope a R$ 10

As franquias participantes do programa são: Alphagraphics, Ambev (Chopp Brahma), Boali, Bob's, Centro Britânico, Chilli Beans, China in Box, CNA, Dia%, Dídio Pizza, Divino Fogão, Fast Frame, Fran's Café, Gendai Japanese Food, Giraffa's, Habib's, Jani-King, McDonald's, Moldura Minuto, Nutty Bavarian, Onodera Estética, Patroni Pizza, Ragazzi, Rei do Mate, Sóbrancelhas, Sorridents e Vivenda do Camarão.

*A jornalista viajou a convite da Associação Brasileira de Franquias (ABF)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]