• Carregando...
A ideia é que o passageiro possa ver e interagir com o conteúdo durante sua viagem. | Divulgação
A ideia é que o passageiro possa ver e interagir com o conteúdo durante sua viagem.| Foto: Divulgação

Você tem uma grande ideia inovadora, mas sem os recursos necessários, paciência ou experiência para tirá-la do papel? A startup curitibana i9algo pode ajudar.

A plataforma criada pelo empreendedor André Straube é uma espécie de “central de inovação”, responsável por reunir propostas de novos produtos e serviços e dar o empurrão necessário para que elas virem realidade e se transformem em negócios.

O primeiro “filho” da i9algo foi lançado neste ano e, apesar de ter sido formulado pelo criador da plataforma, tem a missão de ser um divulgador para futuras ideias lançadas pela empresa em parceria com usuários. O novo produto, batizado de Taxi ADV, é uma mídia digital que faz a divulgação de propagandas e informações em telas instaladas no banco de trás dos veículos.

A ideia é que o passageiro possa ver e interagir com o conteúdo durante sua viagem – é possível, por exemplo, usar a tela para encontrar bares, restaurantes, pontos turísticos e eventos. Além disso, o aparelho possui saídas com cabos nas quais é possível recarregar o celular.

O Taxi ADV já está em funcionamento em 400 táxis do Rio de Janeiro desde o início do ano. Em junho, durante as Olimpíadas, a campanha de uma operadora de telefonia atingiu 7 mil pessoas por dia. Segundo Straube, os anúncios veiculados pela mídia digital conseguem atualmente 1 milhão de visualizações por mês.

Os taxistas parceiros, além de ganharem um atrativo a mais dentro do veículo, se tornam assinantes de um clube de vantagens, no qual podem ganhar descontos e promoções dos anunciantes do Taxi ADV. Entre as empresas do clube estão, por exemplo, uma churrascaria, uma rede de restaurantes e uma rede de oficinas mecânicas.

Empurrão

Straube não esconde que a criação do Taxi ADV foi uma das formas encontradas para dar um “empurrão” essencial à i9algo – a intenção é usar o produto para arrecadar recursos e viabilizar o desenvolvimento das ideias registradas na plataforma. Além disso, com o Taxi ADV, os negócios e produtos que eventualmente surgirem já têm um meio de divulgação garantido.

“Estou hoje 100% envolvido no Taxi ADV, mas é a partir dele que vamos fazer com que a visão do i9algo se torne concreta. É uma forma de viabilizar antes essas outras ideias, para depois desenvolvê-las”, afirma o fundador da i9algo. “O Taxi ADV é um cartão de entrada, uma forma de divulgar estes novos produtos e chamar a atenção das pessoas.”

Apesar de não divulgar os números exatos, Straube afirma que a i9algo já recebeu várias sugestões viáveis de novos negócios. Quem deposita as ideias no site pode participar do processo de desenvolvimento e depois lucrar caso o novo produto ou serviço se torne realidade.

A empresa é hoje uma das cinco incubadas na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), que está auxiliando nos planos de expansão do TaxiADV e do próprio site.

“Eu pego essas ideias, avalio e boto na mesa para outras pessoas envolvidas. Cada caso é um caso. Tem pessoas que se dispõem a participar financeiramente do projeto, outras que apenas querem visibilidade. Há ainda quem apenas registre a ideia e não queira mais participar, praticamente doando ela. De qualquer maneira, exigir muito das pessoas que enviam as ideias não é o conceito”, explica Straube.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]