• Carregando...
Victor Hugo Moreira e Frederico Miranda vieram de Uberaba para apresentar o “Nunca Esqueço” | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Victor Hugo Moreira e Frederico Miranda vieram de Uberaba para apresentar o “Nunca Esqueço”| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

E se você tivesse que ter uma ideia, prová-la útil e necessária, desenvolvê-la e apresentá-la como projeto viável e executável, tudo isso em apenas 54 horas? Esse foi o desafio proposto pelo Startup Weekend Curitiba, evento organizado pela Universidade Positivo em parceria com a Copel Telecom que reuniu mais de 150 participantes entre sexta-feira (3) e domingo (5).

Cinco lições

Luiz Candreva é formado em Direito, tem MBA em marketing e inovação pela ESPM-SP e MBA em gestão de negócios internacionais pela Florida International University. Desde 2011 atua prestando consultoria para startups. Aqui, ele lista o que todo empreendedor que deseja lançar seu startup precisa saber:

Ideia

“A ideia é a faísca, mas a execução é fundamental. Não precisa ser uma ideia única, mirabolante. O Google foi o 19º buscador a ser desenvolvido. Por que hoje ele é o mais utilizado? Porque entrega o melhor produto.”

Equipe

“Um bom time e um bom propósito são a base de um bom startup. O empreendedor tem que ter comprometimento e ser resiliente.”

Vender x Validar

“É na validação que o negócio se torna consistente. É aqui que você avalia o mercado e a resposta desse mercado ao seu produto. Só depois você vai vender seu produto.”

Investimento

“Para um startup crescer, o custo não precisa ser alto. A empresa pode ser grande com uma estrutura enxuta.”

Timing

“O timing importa tanto quanto a ideia e a marca. Boas ideias podem morrer por causa do timing. Tem um aspecto cultural forte, para uma ideia dar certo a sociedade e o mercado têm que estar receptivos a ela.”

Durante três dias, mais de 54 ideias foram apresentadas. Dessas, 21 foram escolhidas para serem desenvolvidas por equipes multidisciplinares formadas por administradores, designers, desenvolvedores e profissionais de marketing. Da imersão surgiu todo tipo de produtos e serviços: aplicativos para orientar mulheres sobre rotas mais seguras; para compartilhamento de reviews sobre o mercado corporativo; para educação financeira para crianças e para facilitar o contato entre alunos e orientadores de trabalhos de conclusão de curso, entre outros.

Soluções para problemas reais

As ideias geralmente surgem da identificação de demandas reais. Victor Hugo Moreira e Frederico Miranda, ambos de Uberaba (MG), criaram um serviço que ajuda as pessoas a não errarem na escolha do presente. Trata-se de um drama da vida real. “As pessoas têm problemas para acertar o presente. Muitas vezes não conhecem o gosto do presenteado, ou escolhem algo que o outro já possui. Sem contar quando erram e aí tem que trocar”, explicou Moreira.

Para solucionar o problema, criaram o “Nunca Esqueço”, aplicativo através do qual o presenteado escolhe o que deseja ganhar entre um rol de opções ofertadas por empresas parceiras do startup. A ideia de Moreira e Miranda já é negócio e deve ser lançada em Uberaba em breve.

Execução é fundamental

De acordo com Luiz Candreva, CEO do ezPark e um dos mentores do Startup Weekend, o principal objetivo do evento é ensinar aos profissionais como desenvolver ideias e transformá-las em negócios. “O objetivo não é dar uma resposta definitiva sobre uma ideia ou produto, mas instigar e orientar, para que esse empreendedor possa replicar a metodologia em qualquer lugar, com qualquer ideia.”

Para isso, os empreendedores participantes trabalharam pesado. Com a ideia na cabeça, puseram a mão na massa para identificar os possíveis problemas com a proposta inicial. Nessa etapa, todos foram para a rua fazer pesquisa de campo, ou seja, escutar o que os possíveis futuros usuários tinham a dizer. “É preciso se perguntar: ‘o problema que meu serviço quer resolver existe realmente?’, ‘a solução que eu proponho é viável?’. Com essas respostas, a equipe consegue desenvolver uma proposta minimamente viável”, explicou Candreva.

Ao fim do evento, as 21 ideias desenvolvidas foram apresentadas a um time de jurados formado por empreendedores e profissionais com ampla experiência na área.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]