• Carregando...
Espaço Empreendedor, localizado nas ruas da cidadania de Curitiba, presta orientação gratuita sobre como fazer a declaração | HENRY MILLEO / GAZETA DO POVO
Espaço Empreendedor, localizado nas ruas da cidadania de Curitiba, presta orientação gratuita sobre como fazer a declaração| Foto: HENRY MILLEO / GAZETA DO POVO

Termina nesta terça-feira (31) o prazo para que os Microempreendedores Individuais (MEIs) façam a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). O envio do documento através do Portal do Empreendedor é obrigatório para que o empresário mantenha em dia as obrigações fiscais, evite multas e não corra o risco de perder o direito a benefícios como aposentadoria e auxílio-maternidade.

LEIA MAIS sobre empreendedorismo

Mais de 5,6 milhões de brasileiros trabalham por conta própria como microempreendedores individuais, segundo informações da Receita Federal. Até o dia 16 de maio, apenas 39% dos MEIs entregaram a declaração. No ano passado, o índice fechou em apenas 47%.

A declaração consiste em preencher informações sobre o negócio, como faturamento e quantidade de funcionários. Ao final, a declaração conterá os valores dos tributos devidos em cada mês, o que foi pago e o que está pendente.

O diretor político-parlamentar da Federação Nacional das Empresas de Contabilidade (Fenacon), Valdir Pietrobon, afirma que todos os MEIs devem preencher a declaração, mesmo aqueles que estão inadimplentes. “Sem a declaração, o microempreendedor individual não consegue quitar as mensalidades atrasadas. Para gerar os boletos para pagamento dos débitos em atraso, é preciso primeiro entregar a declaração”, afirma.

O microempreendedor que não realizar os pagamentos em 12 meses e não entregar a declaração anual perde o registro.

Dúvidas

Para quem tem dúvidas sobre como fazer a declaração, o Sebrae, as unidades do Espaço Empreendedor da prefeitura de Curitiba e escritórios de contabilidade podem auxiliar nessa tarefa. De acordo com a legislação, a primeira declaração efetuada pelo microempreendedor pode ser realizada gratuitamente pelos escritórios de contabilidade optantes pelo Simples.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]