• Carregando...
Parque fabril foi ampliado para 25 mil m² e a capacidade anual de produção passará para cerca de 60 mil toneladas por ano | Divulgação/
Parque fabril foi ampliado para 25 mil m² e a capacidade anual de produção passará para cerca de 60 mil toneladas por ano| Foto: Divulgação/

A Águia Sistemas reinaugura a sua fábrica em Ponta Grossa nesta quinta-feira (30) após investimentos de R$ 25 milhões para modernização e automatização do seu parque industrial. A empresa atua no desenvolvimento de soluções para o segmento logístico, como sistemas de armazenagem e transporte de cargas. Com o investimento, a área fabril foi ampliada de 18 mil m² para 25 mil m² e a capacidade anual de produção passará das atuais 40 mil toneladas para cerca de 60 mil toneladas por ano.

Acompanhe a Gazeta do Povo no LinkedIn

As principais mudanças envolveram a modernização do maquinário, a criação de uma joint venture para fabricação de motor elétrico e a construção de novos galpões. Os investimentos, a partir de recursos captados junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), começaram em 2014 e foram concluídos neste ano.

“Mesmo com a queda de demanda, estamos preparados para a retomada do mercado interno e externo”, afirma Rogério Scheffer, presidente da Águia Sistemas. A empresa vinha até 2014 crescendo a taxas superiores a 15% ao ano – o que motivou o investimento no parque fabril. Nos últimos dois anos, com a crise econômica que afetou os seus principais clientes, como a indústria automotiva, houve uma diminuição no ritmo de crescimento.

Principais mudanças na fábrica envolveram a modernização do maquinário e a construção de novos galpõesDivulgação

Apesar da queda na demanda, Scheffer acredita que os investimentos vieram no momento certo. A empresa paranaense adequou toda sua infraestrutura às normas de Segurança do Trabalho da NR 12, uma exigência da legislação, ao mesmo tempo em que conseguiu ganhar produtividade. As modernizações devem trazer ganho de 50% na eficiência da entrega de projetos.

Entre as mudanças, está a atualização do maquinário, responsável pela dobra, corte, solda e pintura da principal matéria-prima da indústria, o aço. O setor de estamparia, por exemplo, ganhou dois equipamentos de corte a laser.

Os investimentos também proporcionaram a criação de dois novos galpões. Uma das estruturas abrigará o Centro de Serviços, com 4 mil m². No local, será feita toda a preparação da matéria-prima para as linhas de produção da Águia Sistemas. A empresa produz 98% de toda a linha de produtos que comercializa.

O outro galpão abrigará a nova joint venture da empresa. O setor será responsável por fabricar os motores elétricos que são usados nas transportadoras de materiais. Antes, os motores eram importados e customizados, processo que demorava até 90 dias. Com a verticalização, os produtos serão feitos em até 15 dias.

Os investimentos proporcionarão à empresa mais eficiência no desenvolvimento de tecnologias modernas. A Águia Sistemas faz desde o planejamento da planta logística do cliente, que normalmente inclui galpão e centro de distribuição, até a produção dos equipamentos usados para armazenar, movimentar e transportar cargas.

Entre os clientes, estão empresas como Bauducco, Decall, GPA, Nestlé, Real Distribuidora, Renault, Volvo e Winne. Apesar de a grande maioria dos clientes ter diminuído os investimentos em logística nos últimos dois anos, Scheffer acredita que o cenário deve mudar no curto prazo. “O tipo de estrutura que fabricamos faz parte do crescimento da empresa.”

Do total de clientes, 95% são empresas nacionais, o que fez a indústria paranaense sentir um pouco dos efeitos da crise e pensar em aumentar a gama de exportações. Atualmente, 800 funcionários trabalham na indústria em Ponta Grossa, que não prevê novas contratações. Em 2015, a companhia faturou R$ 400 milhões e a expectativa é manter o valor neste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]