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| Foto: Hanergy/Divulgação

A ideia de um carro movido à energia solar não é nova. Em diversos países, ela já inspirou protótipos feitos por empresas e universidades. A cada dois anos, muitas dessas criações se reúnem em outubro na Austrália, no World Solar Challenge (Desafio Solar Mundial). São mais de três mil quilômetros percorridos por protótipos feitos por grupos escolares, universitários ou empresariais.

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A novidade é que, talvez mais rápido do que se espera, esses veículos devem conquistar o mercado e ganhar as ruas. Seis modelos estão prestes a fazer isso. As montadoras só esperam a redução dos preços das baterias para impulsionar as vendas.

A chinesa Hanergy, por exemplo, já tem quatro modelos prontos para chegar ao mercado. A produção de todos deve começar dentro de dois ou três anos. Até lá, espera a companhia, os valores das baterias de íon-lítio poderão ter recuado até 90% em comparação aos preços praticados hoje em dia.

O teto e o capô dos veículos são cobertos por células solares leves, flexíveis e, segundo a Hanergy, com a melhor taxa de conversão de energia do mundo. De toda a porção luminosa captada pelas estruturas, 31,6% vão direto para a bateria. A marca é a mais alta registrada até agora e, em janeiro deste ano, foi reconhecida pelo Laboratório de Energia Renovável dos Estados Unidos. A expectativa da fábrica é de que, até 2025, o índice aumente para 42%, quando os carros solares se tornarão economicamente viáveis.

Os modelos não emitem nenhum composto nocivo à qualidade do ar, nem são completamente dependentes de correntes elétricas para funcionar. Um deles roda até 80 Km/h somente com a energia fornecida pelo sol. Em dias com pouca luminosidade, a noite e em viagens mais longas, baterias elétricas fornecem até 350 quilômetros de autonomia aos veículos. Os preços das novidades ainda não são conhecidos.

Veja detalhes sobre essas e outras novidades que podem cruzar seu caminho:

1 – Hanergy Solar L

Lembra uma minivan. Com portas asa-de-gaivota, tem um teto longo, com seis metros de comprimento, completamente coberto por células solares. O carro pesa só 700 quilos graças à estrutura em fibra de carbono. O painel é uma grande tela digital.

Hanergy/Divulgação

2 – Hanergy Solar O

A opção lembra o BMW i3. Tem o para-brisa bem inclinado e estreito. Somente o uso da energia solar confere à opção autonomia de 50 a 60 quilômetros.

Hanergy/Divulgação

3 – Hanergy Solar A

O modelo pode rodar até 80 quilômetros com a energia do sol. Para recarregar toda a bateria, precisa ficar de seis a oito horas exposto à luminosidade, no entanto, as placas do veículo podem ser estendidas quando ele estiver parado para garantir um carregamento mais rápido. As janelas do Solar A também podem ser usadas como painéis extras.

Hanergy/Divulgação

4 – Hanergy Solar R

É um cupê com estilo esportivo, com quatro portas e dois motores elétricos. As células solares do capô fornecem energia ao motor do eixo dianteiro e as do teto, aos do traseiro.

Hanergy/Divulgação

5 – Immortus

No início deste ano, a australiana EVX Ventures apresentou o esportivo que, em dias de sol, é capaz de acelerar de zero a 100 Km/h em menos de sete segundos. Com apenas 550 quilos e cinco metros de comprimento, ele é feito de fibra de carbono, movido também à eletricidade e tem capacidade para percorrer, a noite, até 550 quilômetros a uma velocidade média de 85 Km/h. No fim deste ano, o modelo deve ser lançado para comercialização. Por enquanto, a perspectiva da EVX Ventures é produzir apenas 100 unidades, a preço ainda não divulgado.

EVX Ventures/Divulgação

6 – Toyota Prius

O modelo da Toyota movido à gasolina e eletricidade é apontado, desde 2010, como um ícone dos automóveis híbridos. Agora, a montadora se prepara para ampliar as vendas do novo Prius com teto revestido de painéis solares. Elas convertem energia luminosa em eletricidade numa porção suficiente para recarregar a bateria do veículo e ainda manter em funcionamento ar-condicionado, vidros elétricos e as lâmpadas do carro. A versão começará a ser vendida no Japão e, depois, em alguns estados norte-americanos. Com a redução dos preços, a fabricante espera expandir as vendas.

Toyota/Divulgação
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