• Carregando...
 | AlexandreMarchetti/Divulgação
| Foto: AlexandreMarchetti/Divulgação

Uma falha no sistema de transmissão de Itaipu e que ainda está sendo investigada provocou um apagão em partes do Centro-Oeste, Sul e Sudeste e no Paraguai na noite de domingo (17). A hidrelétrica afirmou no início da tarde desta segunda-feira que a falha não tem relação com a operação da usina, e o Operador Nacional do Sistema (ONS) abriu uma investigação para apurar a ocorrência.

Segundo declarações do ONS à agência Reuters, o problema ocorreu na subestação de Ibiúna (São Paulo). A queda da linha por excesso de consumo foi descartada. A falha levou a um corte no fornecimento às 19h50 de domingo, com retorno a partir das 20h24. O ONS ainda não divulgou o número de cidades atingidas.

Segundo Itaipu, o problema provocou o desligamento no sistema de transmissão de corrente contínua que escoa a energia do setor 50hz da usina. “Todas as unidades geradoras da usina de Itaipu seguiram funcionando normalmente, mas as unidades geradoras do setor 50hz ficaram ‘girando em vazio’, ou seja, aguardando a normalização do sistema de transmissão para produzir”, diz a empresa.

Conforme a companhia, no momento da ocorrência, o setor 50hz da usina de Itaipu produzia 1.600 MW para o Paraguai e 5.200 MW para o Brasil. “O Paraguai ficou sem energia por meia hora. O sistema todo de Itaipu para a Ande (estatal paraguaia) foi restabelecido às 21h15. Itaipu não teve nenhuma responsabilidade em relação ao incidente”, diz a nota.

No lado brasileiro, o sistema de transmissão voltou a escoar energia de 50hz às 23h04. Por volta das 0h40, o sistema de transmissão de corrente contínua já permitia que a usina produzisse 2.600 MW para o Brasil. À 1h52, a produção já atendia a programação normal de 4.800 MW.

“O setor de 60Hz da usina de Itaipu não teve qualquer impacto negativo na sua produção, que encontrava-se em 5.700 MW no momento da ocorrência e elevou-se temporariamente para 6.400MW pela regulação primária, contribuindo positivamente para a estabilização durante a perturbação nacional”, diz a nota.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]