• Carregando...
Parque eólico na Austrália: energia limpa. | /
Parque eólico na Austrália: energia limpa.| Foto: /

No mundo todo, as usinas eólicas se transformaram em sinônimo de energia limpa. Não é à toa que, somente na última década, a capacidade instalada mundial aumentou sete vezes, saltando de 58,6 gigawatts (GW), em 2005, para 432 GW, em 2015.

Nesse período, a China foi, de longe, o país que mais expandiu sua capacidade eólica no mundo. O país asiático, que tinha apenas um 1,2 GW em 2005, terminou o ano passado com 145 GW.

Com metade do potencial chinês, os Estados Unidos aparecem na segunda posição, com 72,6 GW de capacidade eólica instalada. É lá que estão os maiores parques eólicos do mundo em operação, espalhados, principalmente, nos estados do Texas, Iowa, Oklahoma e Califórnia.

Em 2015, o Brasil adicionou 2,75 gigawatts de energia eólica à produção nacional e se firmou como a quarta nação do mundo onde essa fonte de energia mais cresce, atrás apenas da China, Estados Unidos e Alemanha. Em capacidade instalada total, o Brasil ocupa a décima posição, com 9 GW de capacidade instalada, segundo o relatório anual do Global World Energy Council (GWEC).

Veja a seguir 10 números que mostram a força da fonte eólica no mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]