• Carregando...
Uma turbina na Bluemull Sound. | Nova Innovation/Divulgação
Uma turbina na Bluemull Sound.| Foto: Nova Innovation/Divulgação

Imagine uma espécie de turbina eólica submersa no oceano gerando energia a partir da força das marés. É justamente isso que está fazendo uma empresa do Reino Unido em Bluemull Sound, no norte das Ilhas Shetland, na Escócia.

LEIA MAIS sobre Energia e Sustentabilidade

A segunda de um total de três turbinas de 100 kW que estão previstas para o local foi instalada em agosto deste ano e produziu um poção de energia que foi enviada à rede local de Shetland, segundo reportagem do “The Guardian”.

Segundo a empresa responsável Nova Innovation, especializada em geração de energia a partir das marés, as duas turbinas instaladas até agora estavam operando a 40% de sua capacidade instalada. Com a comprovação da viabilidade comercial das turbinas, a companhia espera que elas sejam vendidas para o mundo todo.

“Estamos absolutamente encantados por ser a primeira empresa no mundo a implantar uma matriz de maré totalmente operacional. A instalação da segunda turbina nos diferencia e mostra a nossa tecnologia ”, disse ao jornal Simon Forrest, diretor-gerente da empresa.

O feito também foi comemorado por ambientalistas, principalmente após uma série de fracassos comerciais na nascente indústria de energia marinha a partir das marés, que inclui o colapso de duas empresas que apostaram na energia das marés – Pelarmis e Aquamarine.

Segundo Lang Banks, diretor do WWF Escócia, a notícia de que a energia gerada pelas turbinas submersa foi exportada para a rede pela primeira vez é um marco importante para no caminho da Escócia para se tornar uma nação totalmente renovável.

“Com uma das marés mais poderosos da Europa, a Escócia está bem posicionada para liderar no desenvolvimento desta tecnologia promissora, o que ajudará a reduzir as emissões climáticas e criar empregos verdes em todo o país”, disse Banks ao “The Guardian”.

Embora tenham bons recursos naturais, como ventos e marés fortes, as Ilhas Shetlands não estão conectadas à rede do Reino Unido e, por isso, obtêm a maior parte de sua eletricidade a partir de geradores movidos a diesel.

Enquanto a energia das marés avança aos poucos em Shetlands, os moradores das ilhas se mobilizaram em uma campanha contra um projeto ambicioso que pretende instalar um parque eólico offshore com 130 turbinas e capacidade de 370 MW na região. O projeto conseguiu a aprovação legal em 2015, mas ainda não começou a ser construído.

Na vanguarda

Ao ser a primeira empresas a gerar energia a partir das marés em escala comercial, a Nova Innovation entra para a vanguarda do desenvolvimento de tecnologia de energia das marés em todo o mundo. A empresa francesa OpenHydro, diz que também está próxima de ligar duas turbinas movidas pelas marés, as primeiras de um projeto que prevê 1 MW em capacidade instalada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]