• Carregando...
 | /
| Foto: /

Duas mil placas fotovoltaicas instaladas em 4,7 mil m de telhado formam a maior usina solar construída em um telhado no Brasil. A instalação faz parte do projeto de sustentabilidade implantado na sede brasileira da empresa argentina de comércio eletrônico Mercado Livre, na cidade de Osasco, em São Paulo. Com a instalação, o empreendimento empresarial passa a ter capacidade de produzir até 700 MWh por ano, energia equivalente ao consumo médio anual de 360 residências.

LEIA MAIS sobre Energia e Sustentabilidade

A obra realizada pela Pratil, empresa de soluções do grupo italiano Enel, tem potência total instalada de 0,5 MWp – o suficiente para suprir metade do consumo energético anual da empresa. A usina solar foi construída em sistema de geração distribuída que possibilita a produção de até 95% do consumo de um cliente residencial ou empresarial; os outros 5% que não são abatidos da fatura de luz são compostos por custos de encargos do setor, como imposto de iluminação e disponibilidade da rede.

A obra no telhado da sede do Mercado Livre foi realizada em três meses, diz Rafael Coelho, gerente da unidade de geração distribuída da Pratil. “A instalação é rápida, limpa e interfere pouco no edifício e atividades do dia a dia da empresa. Como o material é modular, é possível aumentar ou diminuir a equipe de trabalho para oferecer a velocidade que o cliente deseja para a entrega da obra”, afirma o gerente.

Os sistemas de energia solar aplicados em telhados são de fácil manutenção, uma vez que não têm engrenagens e, portanto, não possuem componentes que precisam de lubrificação. Rafael Coelho lembra ainda que “essas obras são compostas por partes móveis e, justamente por isso, a manutenção acaba sendo barata. A inclinação dos painéis também facilita para que a própria água da chuva faça a lavagem da superfície e não acumule folhas e sujeira”.

Energia solar privada

O mercado de geração de energia solar privado teve crescimento de 300% entre 2014 e 2015, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Fazem parte deste segmento as usinas residenciais, comerciais e industriais.

Segundo o gerente da unidade de Geração Distribuída da Pratil, Rafael Coelho, “a instalação em empreendimentos brasileiros comerciais e industriais já alcançou 644 unidades cadastradas na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e esperamos um crescimento ainda maior nos próximos anos”.

Ele explica que a possibilidade de abater no valor da energia consumida e o payback (tempo de retorno do investimento) da obra são os maiores incentivos. “Um pequeno e médio empresário consegue ter o retorno do investimento em cinco a seis anos. Grandes empresas, como as industriais, obtêm o payback em até 10 anos”, lembra Rafael.

Sustentabilidade é um dos pilares da nova sede do Mercado Livre

Com capacidade para abrigar até 2 mil funcionários, o novo espaço da empresa comércio eletrônico teve projeto inspirado nos campus das empresas do Vale do Silício, Califórnia (EUA), como Google e Facebook. A empresa argentina investiu R$ 105 milhões na nova sede. Batizada de Melicidade, ela foi construída sobre três pilares “encantar talentos, aproximar-se de parceiros e clientes, e promover a sustentabilidade”, destaca Helisson Lemos, presidente do Mercado Livre no Brasil.

Como parte da estratégia de sustentabilidade do empreendimento, a iluminação foi totalmente automatizada com instalação de 2.800 lâmpadas LED, a fim de obter uma redução de até 75% do consumo de energia. Além disso, a usina solar comercial instalada no telhado da Melicidade contribuiu para “evitar a emissão de quase 100 toneladas de CO2/ano na atmosfera, o equivalente a 560 árvores plantadas no período”, lembra o gerente da unidade de geração distribuída da Pratil, Rafael Coelho.

A fim de obter maior utilização dos recursos naturais, a arquitetura da sede dispõe também de grandes aberturas e janelas para privilegiar a entrada de luz natural no ambiente. O reaproveitamento da água da chuva é feito por meio de quatro tanques de água de reuso para irrigação dos jardins e abastecimento das bacias sanitárias. Já na decoração do ambiente interno, o carpete feito a partir de produtos reciclados substituem as tradicionais opções de revestimento de piso para os postos de trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]