• Carregando...
Equipe Presságio com o presidente da Copel Distribuição, Antonio  Guetter, após a divulgação do resultado do Hackathon Sendi 2016. | Guilherme Pupo/Hackathon Sendi
Equipe Presságio com o presidente da Copel Distribuição, Antonio Guetter, após a divulgação do resultado do Hackathon Sendi 2016.| Foto: Guilherme Pupo/Hackathon Sendi

Depois de 36 horas ininterruptas trabalhando para tirar uma ideia do papel, a equipe Presságio levou o título da campeã do Hackathon Sendi 2016 com uma solução que promete economizar R$ 20 milhões anuais em indenizações pagas aos consumidores por interrupções no fornecimento de energia somente no Paraná.

Os universitários Alex Vieira, Cristian Przepiura, Lucas Wamser, Lucas Moreira e Suelen Gimenes desenvolveram um dispositivo formado por um conjunto de sensores que, acoplados aos transformadores de energia, são capazes de transmitir informações confiáveis em tempo real sobre problemas na rede de distribuição e a “saúde” dos equipamentos, com informações como temperatura e umidade dos transformadores. Uma análise prévia feita pela equipe estimou em R$ 100 o custo unitário de cada dispositivo e em seis anos o tempo de retorno do investimento para instalar o sistema em todo o Paraná.

LEIA MAIS sobre Energia e Sustentabilidade

No pódio

Completaram o pódio do Hackathon Sendi 2016 as equipes 25-Systems e a Neo Energy Efficience. Na segunda colocação, a 25-Systems também apresentou uma solução para reduzir os custos com deslocamentos desnecessários ou chamadas improcedentes feitas às equipes de manutenção das concessionárias: uma rede de distribuição monitorada em tempo real via radiofrequência. Os integrantes da equipe são Daniel Vieira de Souza, Edilton Lima, Gabriel César e Sear-Jasube de Castro.

Em terceiro lugar, a equipe Neo Energy Efficience desenvolveu uma plataforma inteligente voltada ao mercado corporativo que tem o objetivo de gerenciar o consumo de energia, além de traçar planos de consumo e obedecer comandos de sensores, com o objetivo de reduzir o consumo e evitar gastos desnecessários. A equipe é formada pelos estudantes Alexsander Sevilha, Camila Batista, Bruno dos Santos, Ana Carolina de Souza e Mariane de Mello.

Diante de um problema na rede de distribuição, seja superaquecimento do transformador, queda do poste ou outro problema que interrompa o fornecimento de energia, os sensores enviam informações em tempo real para a distribuidora, indicando exatamente a região e a quantidade de residências afetadas, que recebem um SMS avisando que a concessionária já está ciente do problema. Com isso, distribuidora pode deslocar equipes rapidamente para efetuar o conserto da rede.

A redução no tempo de resposta a um problema na rede é uma das grandes vantagens do dispositivo criado pela equipe Presságio. Hoje, sempre que os consumidores ficam sem energia em decorrência de um problema na rede de distribuição, a concessionária só encaminha uma equipe após um determinado número de ligações dos clientes relando o mesmo problema. Isso retarda o atendimento e, em muitos casos, faz com que a distribuidora tenha de ressarcir quem fica sem luz além do limite de horas previsto para a interrupção do serviço. Neste caso, o consumidor afetado recebe um desconto na fatura proporcional ao tempo que ficou sem energia.

A equipe campeã do Hackathon Sendi superou universitários de 35 equipes. Ao todo, mais de 300 pessoas, entre competidores e mentores, participaram do evento realizado pela Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia (Abradee) e coordenado pela Copel. O objetivo do evento foi desenvolver soluções para o setor de distribuição de energia e cidades inteligentes.

Recompensa

Na metade do ano que vem, a equipe vencedora embarca para a Itália para uma visita técnica ao centro de inovação da Seco Tools e ao pólo tecnológico do Cubit, um laboratório da Universidade de Pisa especializado em tecnologia wireless aplicada à internet das coisas. Até lá, eles querem aperfeiçoar o dispositivo, agregando outras funcionalidades. Como vencedores da competição, eles já aceitaram o convite do Senai para incubar o projeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]