• Carregando...
A Receita Federal espera que até 1,5 milhão de empregados realizem o cadastramento | Bigstock
A Receita Federal espera que até 1,5 milhão de empregados realizem o cadastramento| Foto: Bigstock

A Receita Federal divulgou o balanço do primeiro dia de cadastramento do Simples Doméstico, regime de recolhimento de tributos e encargos trabalhistas dos empregados domésticos. A plataforma eSocial entrou no ar nesta quinta-feira (1º) e até às 14h desta sexta-feira (2) já haviam sido cadastrados 44,8 mil empregadores. O número de trabalhadores cadastrados foi um pouco menor: 23,9 mil.

Essa diferença, segundo a Receita, é por conta da familiarização com o sistema por parte dos empregadores, que podem ir adicionando as informações dos trabalhadores aos poucos e salvando as etapas já realizadas.

O órgão espera que até 1,5 milhão de empregados realizem o cadastramento. Esse número é uma estimativa baseada no número de pessoas que declaram ter empregados no Imposto de Renda Pessoa Física.

Receita vai liberar cadastro de empregados domésticos no dia 1º de outubro

Será possível imprimir pela internet a guia única com todos os tributos que devem ser pagos mensalmente

Leia a matéria completa

Alguns usuários relataram dificuldades para acessar o sistema. A Receita explicou que boa parte desses problemas foram gerados pela utilização de navegadores de internet desatualizados. O órgão pede que os empregados atualizem as versões utilizadas antes de acessar o sistema.

Como acessar

Para acessar o eSocial, o empregador deve utilizar seu CPF, data de nascimento e o número de recibo das duas últimas declarações do IRPF. Caso o contribuinte não tenha algum desses números, pode se dirigir a uma unidade da Receita Federal e retirar a segunda via do recibo. O número não é repassado por telefone ou pela internet por questões de segurança.

Também são solicitadas informações opcionais de telefone e e-mail dos empregados. Do trabalhador são necessárias informações diversas, como CPF, PIS e Carteira de trabalho, entre outras.

Para novos empregados domésticos, o cadastramento pode ser feito até o dia 31 de outubro. Para empregados já contratados anteriormente, o prazo vai até 26 de outubro.

Durante o preenchimento, a Receita pede que os empregadores fiquem atentos ao preenchimento correto da data de admissão do trabalhador. Se, por exemplo, o empregado já trabalha há três anos em uma residência mas tem a data de início preenchida para este mês, ele pode ter dificuldades para comprovar as contribuições e o direito aos benefícios retroativos no futuro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]