• Carregando...
Mario Valério Gazin fala com os funcionários diariamente sobre as metas da empresa | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Mario Valério Gazin fala com os funcionários diariamente sobre as metas da empresa| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
  • Gazin, o presidente de fácil trato da empresa. Ambientes para prática esportiva estão entre os benefícios
  • Confira o perfil da empresa

Douradina é a capital da Gazin. E é muito fácil entender as placas com a frase que estão espalhadas pela cidade. Dos pouco mais de 7 mil habitantes do município, localizado no Noroeste do estado, cerca de 1,2 mil são funcionários da empresa. Os outros 3,5 mil colaboradores estão nas unidades do Paraná e nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, Tocantins, Paraíba e São Paulo. Ou seja, há Gazin por todos os cantos do Brasil.

"A cidade cresceu em volta da Gazin. Durante o ciclo do café, Dou­­radina cresceu muito, mas depois veio a crise e muita gente deixou a cidade, que chegou a ter quatro mil habitantes. Aqui tudo era café", conta Mario Valério Gazin, atual presidente e um dos fundadores da empresa, apontando para o terreno da ma­­triz. O grupo nasceu em 1966, com uma loja de móveis na cidade. Em seguida veio a abertura do Atacado e Indústria de Móveis Gazin e, em 1998, a inauguração da In­­dús­­tria de Colchões e Estofados.

E o crescimento do grupo segue em ritmo acelerado, como a rotina de Mario que, aos 62 anos, acompanha cada detalhe da empresa de perto. No dia 18 de outubro, no início da tarde, lá estava ele, em cima de um caminhão, conferindo as peças para a nova fábrica de Jaciara, Mato Grosso. Atualmente há seis fábricas a pleno vapor. "E queremos chegar a 10 até 2019", conta o presidente.

Pai de muitos filhos

A Gazin é uma empresa familiar. Além de Mario, comandam a empresa Antônio Roberto Gazin, Jair José Gazin, Rubens Gazin e João José da Silva, diretores Comercial, Administrativo, de Agronegócios e Financeiro, respectivamente. Mas o clima caseiro não se dá apenas por isso. Qualquer breve caminhada pelas unidades do grupo se torna um longo passeio, tamanhas são as paradas do presidente para conversar com os colaboradores. "Ele não sabe o nome de todos nós, mas lembra há quanto tempo cada um está na empresa, como começou, conhece a família", conta Daniela Torres, funcionária há 14 anos. Daniela hoje tem 30 e começou aos 17 anos, como menor aprendiz.

A história é parecida com as de tantos outros colaboradores. De Danilo Aparecido Sossai Ferreira, 27 anos, 13 de empresa, por exemplo, o presidente lembra até o valor do salário. "Aqui a gente tem um paizão. Ele cuida da gente, mostrando como crescer, como viver. Toda vez que ele viaja, faz palestra para mostrar tudo o que viu, o que aprendeu. Divide tudo com todo mundo", diz Danilo.

Relacionamentos fortalecidos

A empresa tem quase 50 programas diferentes de relacionamento com a comunidade interna e externa. Um deles é a Afungaz, associação dos funcionários que conta com campo de futebol, vôlei, piscinas, academia, salão de festas e chalés para hospedagem. Algumas crianças passam a tarde se divertindo e com a vantagem de estar perto dos pais.

Há também a Universidade Cor­­porativa Gazin (Unigazin), que em 2010 fez parceria com aFundação Dom Cabral para programas técnicos de formação e capacitação profissional, e os programas de saúde, alimentação e o de enriquecimento no trabalho, em que cada colaborador é estimulado a aprender funções e tarefas importantes para o crescimento do setor e para crescimento individual.

Outro programa, criado em 2000, é de bonificação por tempo de serviço. Quando o funcionário completa 10, 15, 20, 25 ou 30 anos de Gazin ele recebe um bônus financeiro, além de plantar uma árvore de sua escolha no Parque das Árvores da matriz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]