• Carregando...
4º lugar: Dos 14 estados representados na última lista do GPTW no Brasil, o Paraná fica em quarto lugar em número de empresas (ao lado do Rio Grande do Sul) . Fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará |
4º lugar: Dos 14 estados representados na última lista do GPTW no Brasil, o Paraná fica em quarto lugar em número de empresas (ao lado do Rio Grande do Sul) . Fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará| Foto:

Em formação

A pesquisa mostra que 64% dos trabalhadores paranaenses têm o ensino médio ou menos. Na lista brasileira, esse grau de instrução é representado por 52% dos empregados, o que mostra que o estado ainda precisa avançar em escolaridade.

Mulheres

A participação de mulheres no mercado de trabalho paranaense está abaixo da média nacional.

Em 2013 elas respondem por 37% do total de empregados e por 36% dos cargos de gestão no estado.

No país elas somam quase a metade.

A lista paranaense do instituto Great Place to Work se destaca por incluir ótimos exemplos de qualidade no gerenciamento de pessoas. A constatação é de Bruno Mendonça, consultor e responsável pela área de conteúdo da instituição responsável pelo levantamento, que em 2013 chegou à sua 17ª edição no Brasil.

No Paraná, o levantamento de informações foi feito principalmente nos meses de julho e agosto. Mendonça observa que várias empresas daqui tiveram destaque no ranking nacional.Dos 14 estados representados na última lista do país, o Paraná fica em quarto lugar (ao lado do Rio Grande do Sul) como o mais representativo (atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará). "Boa parte dos dados que temos sobre o que e como as empresas brasileiras têm feito para se tornarem excelentes ambientes de trabalho são fruto do que as empresas paranaenses realizam para alcançar este objetivo", acrescenta.

O resultado aponta que um número crescente de empresas de tecnologia está conquistando espaço no ranking. Esse movimento está alinhado com o que se observa em empresas de todo o mundo, segundo Mendonça. O fenômeno pode ser explicado pelo fato de que o segmento não depende só de ferramentas eficazes no campo de software ou hardware, mas "das ideias e criatividade dos seus funcionários", que precisam ser bem tratados. "A boa interação entre as pessoas, a maior participação da equipe em questões estratégicas, uma tolerância maior com erros não intencionais e mais um conjunto de fatores fomentam a inovação."

Um dos dados do estudo feito no Paraná chama a atenção para a necessidade de continuar a promover melhoras: 64% dos trabalhadores têm o ensino médio ou menos. Mendonça explica que o dado está dentro da média das listas regionais, que tem ficado entre 60% e 70%. "Vemos nas empresas premiadas na lista do Rio de Janeiro o menor índice de colaboradores nesta faixa de instrução escolar (45%) e na lista do Ceará o maior índice (74%)." Na lista brasileira, esse grau de instrução é representado por 52% dos empregados.

A participação de mulheres no mercado de trabalho paranaense está abaixo da média nacional. De acordo com Mendonça, quase metade do total de funcionários das empresas premiadas é composta por mulheres. Nos cargos de gestão elas representam de 40 a 45%. "Para se ter uma noção do crescimento da participação feminina, em 1997, na primeira lista GPTW Brasil, elas representavam 25% do total de colaboradores e apenas 11% dos cargos de gestão", lembra. No caso do Paraná, em 2013 elas respondem por 37% do total de trabalhadores e por 36% dos cargos de gestão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]