Quem investe em uma franquia pode ser considerado um investidor de risco, uma vez que não há garantias sólidas de que o negócio dará certo. Mas, pelos números do crescimento da área 14,7% em 2009 e faturamento de R$ 63 bilhões segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) os empreendedores estão dispostos a encarar o desafio. Com 42 franquias expositoras e valores de investimentos que variam entre R$ 18 mil a R$ 250 mil, a 9ª Franchising Fair Feira Nacional de Franquias, que termina hoje em Curitiba, vai atrair pelo menos 5 mil interessados nos empreendimentos, que vão desde uma loja móvel de roupas femininas até empresas especializadas em limpeza. Segundo o diretor da feira, Ademar Pahl, os riscos naturais que um empreendedor corre ao abrir um negócio são menores, pois boa parte deles já foram assumidos anteriormente pelo franqueador. "O franqueado pega o bonde andando, o risco de quebrar é de 5% e não é interessante para a empresa que o investidor quebre". Outras vantagens enumeradas por Pahl são os estudos de concorrência feitos pelos franqueadores, a assessoria para definir um ponto adequado para a loja, o treinamento de funcionários e o retorno rápido (geralmente, em 18 meses). "Mas não adianta achar que é só comprar o negócio e está feito, tem que trabalhar muito e se identificar com a área do negócio", salienta o diretor.
A franquia mais barata da feira é oferecida pela Uniclean, de Brasília, que realiza limpeza de tapetes e estofados. A marca garante para o franqueado um retorno líquido de R$ 4 mil a R$ 8 mil mensais, que pode triplicar em períodos como o fim do ano. O investimento inicial de R$ 18 mil inclui equipamentos, treinamento, material, produtos e uniforme. "Muitos dos meus franqueados têm uma profissão paralela e montam a Uniclean para gerar uma renda melhor", diz Paulo Cesar Oliveira, proprietário da Uniclean.
Por R$ 250 mil, a proprietária da curitibana Boutique de Rua (loja de roupas femininas itinerante), Fabiane Post Ploposki, entrega ao cliente um veículo planejado com armários e cabides, relação de locais com possíveis freguesas e as primeiras 500 peças de roupas. A empresária, que antes de montar o negócio, há um ano e seis meses, trazia roupas da Rua 25 de Março e do bairro Braz, ambos em São Paulo, para venda de porta em porta, leva o inusitado veículo a empresas de grande porte, salões de beleza e locais de grande visitação nos fins de semana. Com um atendimento diário, ela diz que é possível ganhar até R$ 25 mil mensais, mas ensina que "é importante garantir para a empresa que recebe o veículo cerca de 10% de comissão do valor das vendas no local".
Colaborou Isadora Rupp
Serviço:
9ª Franchising Fair Feira Nacional de Franquias. Centro de Eventos Fiep (Avenida Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba). Das 10h às 18h. Entrada: R$ 10. Informações pelo site www.franschisingfair.com.br.
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