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Donald Trump tem 26 milhões de seguidores no Twitter  e costuma proferir ataques a empresas que vão contra sua política protecionista | Nicholas Kamm/AFP
Donald Trump tem 26 milhões de seguidores no Twitter e costuma proferir ataques a empresas que vão contra sua política protecionista| Foto: Nicholas Kamm/AFP

O ex-gerente de campanha de Donald Trump, Corey Lewandowski, e o antigo conselheiro do presidente norte-americano Barry Bennett criaram uma empresa que ajuda empresários a se proteger do “risco tuíte”. A consultoria, chamada de Avenue Strategies, auxilia empresas que foram vítimas de tuítes raivosos de Donald Trump a recuperar sua imagem e o preço de suas ações no mercado.

O presidente de Donald Trump tem 26 milhões de seguidores no Twitter e costuma proferir ataques a empresas que vão contra sua política protecionista. Fábricas que escolheram montar produtos no México e varejistas que se recusam a vender bolsas de Ivanka Trump, filha do presidente, entraram na mira do empresário americano.

“Se ele vai atrás de você, não há nada que possamos fazer para impedir isso”, disse Bennet sobre a Avenue Strategies, a consultoria que ele e Lewandowski abriram em um escritório com vista para a janela do quarto de Trump na Casa Branca. “Mas se você quiser descobrir como vencer naquele meio [o Twitter, podemos ajudá-lo. Nós somos o seu guia nos momentos turbulentos.”

A Avenue Strategies, a empresa de Lewandowski e Bennett, foi aberta no dia 21 de dezembro, um dia após Kellyanne Conway, consultor sênior de Trump, dizer que “drenar o pântano não é apenas sobre lobby e políticos. É também sobre consultores”. Desde então, os conselheiros, advogados ou ex-membros da campanha de Trump abriram ou se juntaram a uma série de empresas de lobby e consultoria.

Ações

Entre as ações da Avenue Strategies, está a estratégia de fazer o presidente americano tuítar em favor de algum de seus clientes. Eles recomendam que as empresas americanas chamem Jared Kushner (assessor sênior e genro de Trump) para contar a ele que “você está indo construir uma nova fábrica” ou convidar o presidente para “voar a algum lugar, cortar uma fita e apertar as mãos de 200 funcionários.”

Isso “impulsiona o otimismo e aumenta o poder dele”, disse Bennett na semana passada durante o café da manhã no Hotel Hay-Adams, onde ele está quase todas as manhãs, lançando seu novo negócio. “Há poucas coisas que um presidente pode fazer para consolidar seu poder de maneira mais rápida do que conduzir a um grande retorno econômico.” Ou passar aos eleitores a impressão de que está liderando esse retorno.

Bennett conta que dois homens aconselharam a fabricante de produtos aeroespaciais, Lockheed Martin (que não é um cliente atual), sobre como se recuperar de uma “horrível” reunião com Trump depois que ele tuitou. “Com base no enorme custo e sobrecustos da Lockheed Martin F-35, tenho pedido a Boeing para projetar um F-18 Super Hornet similar”.

A mesma empresa esteve envolvida em outra polêmica antes de Trump assumir a presidência dos EUA. Ele já havia publicado, em dezembro do ano passado, pelo Twitter, que os custos do programa F-35 estão “fora do controle” e que “bilhões de dólares serão economizados em compras militares” depois do dia 20 de janeiro, quando ele tomou posse. O caso foi o suficiente para que a empresa perdesse 3,5 bilhões de dólares em valor de mercado.

Os clientes da Avenue Strategies muitas vezes pedem um acordos de confidencialidade, mas Bennett diz que a maioria estão na lista das 100 maiores empresas.

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