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A irritação com a quantidade de gelo colocada pela Starbucks em seus copos levou a uma ação coletiva que argumentava que a empresa estava enganando seus clientes. Mas isso não convenceu a Justiça. O juiz Percy Anderson, do Distrito Central da Califórnia, concluiu que nenhum cliente normal se sentiria trapaceado por causa dos cubos de gelo, mesmo se eles tomassem um volume significativo no copo de plástico. Anderson encerrou o caso na sexta-feira (26).

No centro do debate, segundo o autor da ação, Alexander Forouzesh, estava a definição do que constitui a bebida vendida pela Starbucks. Ele processou a rede de cafés em maio. Na ação, Forouzesh argumentou que os tamanhos das bebidas são anunciados pelo seu volume, o que significaria que a rede estaria colocando menos líquido do que o anunciado nos copos. Para ele, a quantidade real de bebida colocada no copo era muito pouca e, por isso, uma fraude. A ação representava as pessoas que compraram bebidas na Califórnia desde 2006.

O juiz Anderson não simpatizou com essa linha de argumentação. “Quando um cliente normal entra em uma Starbucks e pede um chá gelado, ele sabe qual o tamanho do copo no qual ele será servido e que parte dessa medida será composta por gelo”, ele escreveu na decisão que arquivou o processo. “A Starbucks não declarou que suas bebidas geladas continham uma quantidade específica de líquido. Ao contrário, ela declarou que suas bebidas geladas, que contêm um certo volume de líquido e outro de gelo, são oferecidas em copos de diversos tamanhos.”

A Starbucks ficou satisfeita com a decisão, segundo um representante que conversou com a Associated Press. Mas a empresa vai encarar outras duas ações nos próximos meses com acusações similares sobre a proporção de líquidos em relação ao outros itens colocados nos copos.

Uma mulher de Illinois também alega que a Starbucks coloca muito gelo. “Nossos clientes entendem que o gelo é um componente essencial em qualquer bebida gelada”, disse um representante da rede em uma nota enviada ao Post sobre esse caso. “Se um cliente não está satisfeito com o preparo da bebida, nós faremos de novo com prazer.”

Em outra ação, também aberta na Califórnia, duas pessoas dizem que clientes que pedem cafés com leite estão recebendo menos do que devem em seus copos. Dessa vez o problema não é o gelo, mas sim a espuma do leite que estaria retirando muito volume de líquido dos copos. O juiz Thelton Henderson decidiu em favor dos autores em junho, permitindo que o processo vá em frente com o argumento de que estava sendo servida muita espuma.

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