• Carregando...
Para se proteger, é preciso ficar atento para qualquer atualização emitida pelo Google e fazê-la prontamente | Dado Ruvic/Reuters
Para se proteger, é preciso ficar atento para qualquer atualização emitida pelo Google e fazê-la prontamente| Foto: Dado Ruvic/Reuters

Um bug presente em 95% dos celulares que usam o sistema operacional Android, do Google, permite que criminosos consigam executar um vírus com o simples envio de uma mensagem do tipo MMS (espécie de SMS multimídia), divulgaram pesquisadores nesta segunda-feira (27).

Intitulada Stagefright (que significa “pavor de palco” em inglês) por técnicos da empresa Zimperium, sediada em San Francisco, a brecha no código poderia afetar mais de 900 milhões de smartphones que a contêm, na estimativa dos pesquisadores – toda versão do Android a partir da 2.2 são vulneráveis, dizem eles.

Versões anteriores à 4.1 Jelly Bean são as mais problemáticas, afirmou a companhia.

Atualização do WhatsApp permite silenciar contatos e economizar dados nas ligações

Nova versão para Android possibilita um menor uso da franquia contratada, caso a chamada de voz seja feita usando o 3G ou 4G

Leia a matéria completa

O Google foi notificado e agiu “prontamente” para tentar consertar o erro, diz a Zimperium. “Mas isso foi só o começo do que será um comprido processo de atualização [do sistema].”

Atualização

Para se proteger, é preciso ficar atento para qualquer atualização emitida pelo Google e fazê-la prontamente, mas não há mais do que isso. Segundo a empresa de segurança, aparelhos com mais de um ano e meio de vida não devem ser atualizados e devem continuar desprotegidos.

Vice-presidente de pesquisa da Zimporium, Joshua J. Drake definiu a falha como “a pior já descoberta” nesse software do Google.

“Os autores de um ataque só precisam do número do celular, com o qual podem executar remotamente um código [vírus] por meio de um arquivo de mídia entregue por MMS”, escreveu a empresa em comunicado.

A firma de segurança virtual disse que vai detalhar a descoberta durante duas conferências para especialistas no tema: a Black Hat USA, no dia 5 de agosto; e a Def Con, no dia 7, ambas em Las Vegas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]