• Carregando...
Fila para  conseguir atendimento em feira do emprego, na Praça Rui Barbosa | Giuliano Gomes/Gazeta do Povo
Fila para conseguir atendimento em feira do emprego, na Praça Rui Barbosa| Foto: Giuliano Gomes/Gazeta do Povo

A busca por um emprego levou centenas de pessoas à Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, na manhã desta terça-feira (8). Elas se aglomeraram em uma longa fila para se candidatarem a empregos oferecidos pela Feira do Emprego e da Qualificação Profissional da Curitibana. Promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, o evento ocorre das 9h às 17h e oferece 1,5 mil vagas.

Grande parte das oportunidades partem do Sistema Nacional do Emprego (SINE), e o atendimento, preferencial às mulheres, será feito apenas para trabalhadores com carteira de trabalho, documentos pessoais e comprovante de endereço. Os candidatos devem levar currículo para distribuir nas empresas que estão presentes.

Além da oferta de vagas, estão disponíveis outros serviços, como encaminhamento para a emissão da Carteira de Trabalho e a divulgação de cursos de qualificação profissional. Também há no local outras atividades promovidas pela Prefeitura de Curitiba, como teatro de bonecos, brinquedos e jogos, além de orientações sobre alimentação, instruções de como proceder em casos de violência contra mulher e oficinas de maquiagem.

Movimentação

Secretário do Trabalho e Emprego, Fernando Guedes afirma que o grande número de pessoas presentes no evento era esperado, levando em conta o cenário de desemprego em alta no país. “Ainda assim, todos os dias surgem novas vagas no SINE, e estamos trabalhando para reverter o quadro negativo”, comenta.

De acordo com Guedes, foram distribuídas, pela manhã, 400 senhas para o atendimento, e “o objetivo é aumentar esse número ao longo do dia, de acordo com a capacidade dos estandes e aos poucos, para não causar tumulto”.

A gigantesca fila para realização do cadastro desanimou algumas pessoas. Carolina Lima, que chegou à feira às 7h50, não esperava tanto movimento, e acabou ficando de fora da primeira distribuição de senhas. “Daqui a pouco vou começar a ficar com fome e precisar ir ao banheiro, então vai ser difícil continuar aqui por muito tempo”, disse a moça, que está desempregada há um mês.

Quem conseguiu uma boa posição na fila teve de chegar muito cedo. Alguns, inclusive madrugaram, como Fabiele Silveira, que procura emprego há quatro meses e acordou às 4h30. Já Daniele Onório, fora do mercado de trabalho há um ano, era a primeira da fila aguardando por novas senhas, e chegou ao local pouco depois das 6h.

Os 10 postos do SINE em Curitiba continuam funcionando normalmente, e também estão disponíveis para o processo de cadastramento de cidadãos e agendamento de entrevistas de emprego.

Confira algumas vagas na feira:

Atendentes/operadores de telemarketing: 404 vagas

Balconista: 23 vagas

Açougueiro: 24 vagas

Operador de caixa: 91 vagas

Repositor: 54 vagas

Servente de limpeza: 41 vagas

Técnico de enfermagem: 20 vagas

Auxiliar de enfermagem: 20 vagas

Cozinheiro: 16 vagas

Principais ocupações que exigem nível superior:

Analista de sistemas (2 vagas)

Analista de controle e gestão (economista) (1 vaga)

Analista de marketing (1 vaga)

Analista de recursos humanos (1 vaga)

Publicitário (1 vaga)

*Colaborou Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]