• Carregando...

A fábrica da Fiat em Betim (MG) vai parar produção entre esta quarta-feira (1º) e segunda-feira da próxima semana para ajustar níveis elevados de estoques da montadora de veículos, informaram sindicato local e a própria empresa nesta terça (31).

Os cerca de 16 mil funcionários da fábrica mineira serão dispensados nos dias parados sem corte de remuneração.

Renault do Brasil tem primeiro prejuízo em cinco anos

Queda nas receitas com o mercado interno e as exportações, variação do câmbio e despesa com PDV pressionaram o resultado da montadora no Brasil

Leia a matéria completa

Segundo a empresa, o calendário de 2015 já previa que os funcionários não teriam expediente no feriado prolongado da Sexta-Feira Santa, mas não previa parada também na quarta e quinta-feiras. “Trata-se de uma parada técnica para ajustar estoque à demanda mais baixa”, disse à Reuters um representante da montadora.

Volkswagen concede férias coletivas a mais de 4 mil funcionários

Segundo sindicato, a decisão da montadora ocorreu diante da suspensão do terceiro turno na fábrica em Taubaté (SP)

Leia a matéria completa

Os níveis dos estoques não foram revelados pela empresa nem quanto a unidade deixará de produzir durante a paralisação temporária. Porém, o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim afirmou que calcula o estoque da montadora como suficiente para cerca de 40 dias de vendas.

A entidade comentou que o ritmo de produção atual está em 2 mil carros por dia ante pico de 3.400 registrado alguns anos atrás.

“Não é uma boa notícia; isso cria uma clima de apreensão entre os trabalhadores que ficam preocupados com o futuro e com a manutenção dos empregos”, disse o presidente do sindicato, João Alves de Almeida, em referência aos estoques da empresa.

“Era natural que depois de anos de demanda forte e recordes de produção, esse freio ia acontecer. Esperamos que as autoridades econômicas do país encontrem uma saída para um setor que emprega muito”, acrescentou o sindicalista.

Capacidade

A fábrica da Fiat em Betim tem capacidade de produzir cerca de 800 mil veículos ao ano. A unidade produz veículos populares como Fiat Uno e modelos de gama mais elevada como Bravo e Linea.

No começo do mês, a montadora já havia concedido férias coletivas a aproximadamente 2 mil empregados de Betim. Eles voltaram ao trabalho nesta segunda-feira.

Na véspera, a Volkswagen concedeu férias coletivas a 4.200 de 5 mil funcionários de sua fábrica em Taubaté, no interior de São Paulo, paralisando a unidade até 18 de abril. A decisão veio também para adequar volume de produção à demanda do mercado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]