• Carregando...

Com 50 mil estabelecimentos indústriais em 32 segmentos e a geração de 870 mil empregos no Paraná, a indústria do estado corresponde a 25% do PIB paranaense. O setor, representado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), com 109 sindicatos filiados, chegou ao quinto maior PIB industrial do país em 2012, com R$ 62,7 bilhões, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Nesta segunda-feira (25), quando é comemorado o Dia da Indústria, a Fiep marca o encerramento de uma semana de programação especial dedicada ao tema, realizado em todo o estado. A partir das 19h30, em solenidade especial no Câmpus da Indústria, em Curitiba, serão feitas homenagens a personalidades com destacada contribuição para o crescimento do setor.

Durante a solenidade, a Fiep entregará a Medalha do Mérito Industrial aos empresários Augusto Piegel e João do Espírito Santo Abreu. Além disso, será condecorado com o título de Honra ao Mérito o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), José Carlos Rodrigues Martins. Também será homenageado postumamente, com o título de Benemérito da Indústria, o empresário Bráulio Zipperer.

Reconhecimento

Confira as personalidades homenageadas no Dia da Indústria

Mérito Industrial

Augusto Piegel

Neto dos imigrantes alemães Eduardo Piegel e Margarida Scheffer, que em 1915 fundou a panificadora Piegel, em Curitiba. Hoje, a quinta geração da família começa a assumir os negócios. O Grupo Piegel atualmente é formado por cinco empresas e acumula diversos prêmios, entre eles o Qualidade Brasil e o Bom Gourmet da Gazeta do Povo.

Mérito Industrial

João do Espírito Santo Abreu

Graduado em 1964 em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica de São José dos Campos/SP (ITA), atuou em várias empresas públicas e privadas do setor de telecomunicações. Na década de 1970, fundou a Harald – Indústria e Comércio de Antenas Ltda, desenvolvendo e produzindo antenas VHF, UHF, SHF e satélite. Na década de 1980, fundou a BrasilSat S/A.

Benemérito da Indústria

Bráulio Zipperer

Zipperer dirigiu a Móveis Cimo, uma das mais tradicionais indústrias moveleiras do país, fundada pela sua família em 1912. Na década de 1970, presidiu o Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Paraná (Simov) e foi diretor da Fiep.

Honra ao Mérito

José Carlos Rodrigues Martins

Engenheiro civil e empresário, Martins é presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) desde julho de 2014. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon PR) de 2001 a 2004. Entre 2010 e 2012 presidiu o Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação do Ministério das Cidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]